Dissertações Defendidas – Linha de Pesquisa A

MÉTODOS PEDAGÓGICOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Dissertações 2023

 

  • MAGDA RITA DA PAIXÃO SIMAS

Título: A EDUCAÇÃO FINANCEIRA SOB A LUZ DA TEORIA DE REGISTRO E REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICA: ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Orientador(a): Prof. Dr. Rossiter Ambrósio dos Santos

  • RHAYDER ABENSOUR SOUZA

Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA PERSPECTIVA INTERCULTURAL PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA NO MUNICÍPIO DO UIRAMUTÃ/RORAIMA

Orientadora: Profª. Drª. Josimara Cristina de Carvalho
Coorientadora: Profª. Drª. Sandra Kariny Saldanha de Oliveira

Dissertações 2022

  • JESUCINA DO NASCIMENTO MOURA OLIVEIRA

Título: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL FUNDAMENTADA NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE ALTO ALEGRE-RR

Orientador(a): Profª. Drª. Enia Maria Ferst

  • ANA RITA DE CÁSSIA SILVA OLIVEIRA

Título: A CONTRIBUIÇÃO DE JOGOS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) FUNDAMENTADO EM GALPERIN, TALIZINA E MAJMUTOV

Orientador(a): Prof. Dr. Oscar Tintorer Delgado

  • FRANCISCO MACIONE MARTINS BARRETO

Título: O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM: O DESAFIO DAS CARTAS NAS AULAS DE QUÍMICA ORGÂNICA DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BOA VISTA – RORAIMA.  

Orientadora: Profa. DSc. Josimara Cristina de Carvalho Oliveira.

  • JOICY COMPAGNON MARIANO

Título: ENSINO INVESTIGATIVO EM PALEONTOLOGIA: O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.

Orientadora: Profa. Dra. Juliane Marques de Souza.

  • LUSYANNY PARENTE ALBUQUERQUE BERNARDES

Título: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PEDAGÓGICA PARA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE BOA VISTA-RR.

Orientador(a): Profª. DSc. Bianca Maíra dePaiva Ottoni Boldrini

  • ROSIMAR MAGALHÃES SANTANA

Título: IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NO MODELO DA SALA AULA INVERTIDA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS.

Orientador: Prof. Dr. Wender Antônio da Silva.

Dissertações 2021

  • ADJAIRON DA SILVA COELHO

Título: O software geogebra no ensino de equações polinomiais de segundo grau: uma alternativa para o desenvolvimento de habilidades por atividade de situações problema com estudantes do 8º ano.
Orientadora: Profa. DSc. Solange Mussato.

  • ANGELITA MARIA SCHIMITZ SILVA

Título: O Ensino Híbrido na aprendizagem ativa de probabilidade e estatística: um estudo com alunos do 5º ano do ensino fundamental em uma escola privada de Boa Vista-RR.
Orientadora: Profa. DSc. Enia Maria Ferst.

  • JUCICLÉIA GOMES RIBEIRO NETO

Título: ATIVIDADES LÚDICAS COM O CONTEÚDO ENERGIA PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL OSWALDO CRUZ DE BOA VISTA – RORAIMA, COM APORTE NA TEORIA DE AUSUBEL .
Orientadora: Profa. DSc. Josimara Cristina de Carvalho Oliveira.

  • MONICA QUIRINA NETO

Título: STEAM: Uma proposta investigativa para abordar o tema plásticos com alunos do 7º ano do ensino fundamental anos finais.
Orientadora: Profa. DSc. Ivanise Maria Rizzatti

Dissertações 2020

  • ALCINDA DE SOUZA MUNIZ TEIXEIRA

Título: O uso do GeoGebra na resolução de problemas de geometria espacial: uma experiência com alunos do 4º ano do ensino fundamental.
Orientadora: Profa. DSc. Solange Mussato.

  • CLEUMA FERREIRA ARTIMANDES MORAIS

Título: Contribuições da teoria histórico-cultural de Vygotsky e do ensino desenvolvimental de Davídov, para a acessibilidade do ensino de matemática a estudantes cegos.
Orientador: Prof. DSc. Rossiter Ambrósio dos Santos.

  • GILMARA BATISTA DE SOUZA

Título: A Atividade de Situações Problema Discente na aprendizagem de adição e subtração com operações com números naturais fundamentada em Galperin e Majmutov nos estudantes de 1° ano do ensino fundamental na Escola Municipal Jael da Silva Barradas em Boa Vista – RR.
Orientador: Prof. DSc. Héctor José García Mendoza.

  • HÉLIO GUEDELHA DE LIMA

Título: Uso do simulador PhET e da experimentação como recursos facilitadores para o ensino de equilíbrio químico com alunos do ensino médio de uma comunidade ribeirinha do Baixo Rio Branco, Roraima.
Orientadora: Profa. DSc. Ivanise Maria Rizzatti.

  • KÉZIA DA CONCEIÇÃO COSTA

Título: Explorando o “lavrado”: uma proposta de ensino baseada na metodologia dos três momentos pedagógicos e fundamentada na teoria da aprendizagem significativa.
Orientadora: Profa. DSc. Ivanise Maria Rizzatti.
Coorientador:  Prof. DSc. Rodrigo Leonardo Costa de Oliveira.

  • MARIA IRANETE MINEIRO PINHO

Título: Uma sequência didática para o ensino de ‘seres vivos’ a partir da Teoria da Aprendizagem Significativa, do ensino por investigação e de tecnologias digitais
Orientadora: Profa. DSc. Juliane Marques de Souza.

  • NEIDE APARECIDA COSTA TOLENTINO TIBURTINO

Título: O processo de mediação na prática da adição e/ou subtração a partir da teoria histórico-cultural
Orientadora: Profa. DSc. Enia Maria Ferst.

  • PATRÍCIA FLORÊNCIO FERREIRA DE ALENCAR

Título: O uso da pedagogia de projetos no letramento científico e os momentos pedagógicos aplicados com alunos do 6º ano de uma escola pública estadual de Boa Vista-RR.
Orientadora: Profa. DSc. Enia Maria Ferst.
Coorientadora: Profa. DSc. Sandra Kariny Saldanha de Oliveira.

  • RAQUEL CRISTINA DEMÉTRIO MAGALHÃES

Título: Educação escolar indígena: apontamentos sobre o método indutivointer cultural no ensino de ciências em uma escola indígena de Roraima.
Orientadora: Profa. DSc. Patrícia Macedo de Castro
Coorientadora: Profa. DSc. Andréia Silva Flores

Dissertações 2019

  • ANA CAROLINA FERREIRA MACHADO

Título: Egressos do mestrado profissional em ensino de ciências da Universidade Estadual de Roraima e suas práticas metodológicas para o ensino fundamental.
Orientadora: Profa. DSc. Enia Maria Ferst.

  • ANA MARIA MOTA OLIVEIRA SCALABRIN

Título: Geometria espacial com o software geogebra 3D: análise dos processos de ensinar e de aprender no ensino médio.
Orientadora: Profa. DSc. Solange Mussato.

  • CAROLINE DOS SANTOS VONTOBEL

Título: A alfabetização ecológica de Fritjof Capra e o ensino por investigação na disciplina de biologia em uma turma de ensino médio na Amazônia.
Orientadora: Profa. DSc. Patricia Macedo de Castro
Coorientadora: Profa. DSc. Andréia Silva Flores

  • FRANCISMA DE OLIVEIRA DINIZ

Título: A atividade de situações problema na aprendizagem com números inteiros nas operações aritmética fundamentadas em Galperin e Majmutov nos estudantes de 7° ano do ensino fundamental na escola estadual Fernando Grangeiro.
Orientador: Prof. DSc. Héctor José García Mendoza

  • JARDEL SOUSA LEITE

Título: A atividade de situações problema em sistemas de equações lineares fundamentado em Galperin e Majmutov nos estudantes da 2° serie do ensino médio na escola estadual Tancredo Neves.
Orientador: Prof. DSc. Héctor José García Mendoza

  • JOSELMA SOARES SOUSA

Título: Ensino médio em tempo integral: a percepção dos professores de química das escolas estaduais de Roraima.
Orientadora: Profa. Dsc. Ivanise Maria Rizzatti

  • KAROL SAND DOS SANTOS NUNES

Título: Histórias em quadrinhos incluída em uma sequência didática fundamentada nos princípios da teoria da aprendizagem significativa para o estudo de funções inorgânicas com estudantes da 1º série do ensino médio de uma escola estadual de Boa Vista-RR.
Orientadora: Profa. Dsc. Régia Chacon Pessoa de Lima

  • LUCIENE NUNES DA SILVA

Título: Resolução de problemas no processo de aprendizagem da geometria espacial através de jogo, fundamentada na teoria de formação das ações mentais e dos conceitos de Galperin nos estudantes da 2ª série do ensino médio.
Orientador: Prof. DSc. Oscar Tintorer Delgado

  • PALOMA MOTA MATEUS DE SOUSA

Título: A experimentação aliada à resolução de problemas no ensino de soluções fundamentada na teoria da aprendizagem significativa, para estudantes da 2ª série do ensino médio de uma escola pública da Cidade de Boa Vista/RR
Orientadora: Profa. Dsc. Régia Chacon Pessoa de Lima

  • ROBERTA BORGES MONTEIRO

Título: A teoria dos campos conceituais e uma proposta educativa para as estruturas aditivas.
Orientador: Prof. DSc Rossiter Ambrósio dos Santos.

  • SUYANNE RODRIGUES ALVES LARANJEIRA

Título: A teoria dos campos conceituais e suas contribuições para o ensino da multiplicação através de resolução de problema
Orientador: Prof. DSc Rossiter Ambrósio dos Santos.

  • VERÔNICA SOARES DOS SANTOS

Título: Recursos táteis como estratégia para o ensino de ciências da natureza para a prática inclusiva de estudantes cegos no ensino fundamental em uma escola pública de Boa Vista/RR
Orientadora: Profa. DSc. Juliane Marques de Souza

  • VIRGÍNIA FLORÊNCIO FERREIRA DE ALENCAR NASCIMENTO

Título: O ensino problematizador de Majmutov na aprendizagem de matemática apoiado nas etapas das ações mentais de Galperin como contribuição no pensamento criativo dos alunos do centro de altas habilidades/ superdotação-Boa Vista /RR.
Orientador: Prof. DSc. Oscar Tintorer Delgado

Dissertações 2018

  • ADRIANO ALVES DA SILVA

Título: O ensino de tratamento da informação na perspectiva da aprendizagem significativa tendo como metodologia a resolução de problemas para estudantes do 9º ano do ensino fundamental.
Orientador: Prof. DSc Rossiter Ambrósio dos Santos.

  • EDILENE VIEIRA ANDRADE CAMARA

Título: Alfabetização científica na formação de conceitos em educação ambiental com estudantes do 8º/9º ano do ensino fundamental de uma escola estadual em Boa Vista/RR.
Orientador: Profa. DSc. Enia Maria Ferst

  • ELAINE CRISTINA DE ALMEIDA EVANGELISTA

Título: Representações mentais dos conceitos geométricos construídos por alunos de uma turma de 2˚ período de uma escola de educação infantil de Boa Vista – RR.
Orientador: Prof. DSc. Evandro Luiz Ghedin

  • EVELINE ALVES DE BRITO

Título: Recursos pedagógicos para o ensino de ciências: técnicas de dobradura no curso de pedagogia da Universidade Estadual de Roraima – UERR.
Orientador: Prof. DSc Josias Ferreira da Silva.

  • FRANCISCO DE ASSIS FERREIRA FALCAO

Título: Blog como ferramenta para o diagnóstico de subsunçores e concepções conceituais dos fundamentos da biologia evolutiva no ensino de ciências biológicas.
Orientadora: Profa. DSc. Juliane Marques de Souza

  • GRACIELE OLIVEIRA DOS SANTOS

Título: O uso da ludicidade como metodologia de ensino e aprendizagem do ensino de química na rede pública de ensino na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa.
Orientadora: Profa. DSc. Juliane Marques de Souza

  • HIGINO NASCIMENTO DE CARVALHO

Título: Resolução de problemas de termodinâmica na segunda série do ensino médio, fundamentado na teoria de Galperin, na direção de estudo de Talízina e a resolução de problema segundo Majmutov.
Orientador: Prof. DSc. Oscar Tintorer Delgado

  • JESSIK KAREM CUSTODIO DE SOUSA

Título: O uso do método Davis em aluno dislexico do 5º ano do ensino fundamental com aporte na teoria da aprendizagem de Ausebel.
Orientadora: Profa. DSc. Josimara Cristina de Carvalho Oliveira

  • LEYDE DAYANE MARTINHO DE ANDRADE

Título:O processo de ensino e aprendizagem da geometria espacial, utilizando Calques 3D, fundamentado na teoria da aprendizagem significativa.
Orientador: Prof. DSc Rossiter Ambrósio dos Santos.

  • LUCIANA DA SILVA BEKMAN

Título: O software educacional livre com animação interativa em 3D e sua integração como instrumento potencializador de aprendizagem no estudo de matéria, energia e mudanças de estados físicos sob a da ótica da química fundamentada na Teoria de Ausubel.
Orientadora: Profa. DSc. Régia Chacon Pessoa de Lima.

  • MARLIETE DOS SANTOS CÂNDIDO

Título: Análise da aprendizagem significativa dos conteúdos de classificação biológica nos alunos do 7° ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal de Bonfim, Estado de Roraima.
Orientadora: Profa. DSc. Juliane Marques de Souza

  • MARLÚCIA SILVA DE ARAÚJO

Título: Escrita científica no ensino de ciências, a partir do relatório de estágio supervisionado curricular, no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio – CNP/IFRR.
Orientador: Prof. DSc Josias Ferreira da Silva.

  • ROSIMERI RODRIGUES BARROSO

Título: A atividade de situações problema como metodologia de ensino na aprendizagem de planilhas eletrônicas fundamentada na teoria de Galperin com estudantes do 1º ano do curso técnico em eletrônica integrado ao ensino médio no Instituto Federal de Roraima.
Orientador: Prof. DSc. Héctor José García Mendoza

  • SAIDEA REGINA DE SOUZA MOREIRA

Título: Percepções de conceitos em educação ambiental dos alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Boa Vista-RR.
Orientadora: Profa. DSc. Enia Maria Ferst

Dissertações 2017

  • ADRIANA CARLA OLIVEIRA DE MORAIS VALE

Título: Contribuições pedagógicas para o ensino de ciências na educação infantil.
Orientador: Prof. DSc Josias Ferreira da Silva.

  • EMANUELLA SILVEIRA VASCONCELOS

Título:  Implicações da teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin para o processo da alfabetização científica em atividades de situações problema do tema seres vivos em uma turma do 2° ano do ensino fundamental do colégio de aplicação de Boa Vista /RR.
Orientador: Prof. DSc. Oscar Tintorer Delgado

  • FÁBIO GAMA DA SILVA

Título: Classificação biológica dos insetos: conceitos a luz da aprendizagem significativa com estudantes do 2ª série do ensino médio em uma escola estadual no município de Boa Vista-RR. 
Orientador: Prof. DSc. Silvio José Reis da Silva

  • FERNANDA DANTAS DA SILVA

Título: A contribuição da aula de campo para o ensino de ciências no ensino médio regular, à luz da teoria de Jerome S. Bruner.
Orientador: Prof. DSc. Oscar Tintorer Delgado

  • FRANCISCA NILDE GONCALVES DA SILVA

Título: A utilização do software solar system scope e dos mapas conceituais, como recursos pedagógicos na disciplina de ciências naturais, no sexto ano do ensino fundamental, em uma escola estadual de Boa Vista-RR. 
Orientador: Prof. DSc. Josias Ferreira da SIlva

  • GILVAN PEREIRA DOS SANTOS

Título: Análise da aprendizagem no preparo de soluções, com aporte na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel com estudantes do 2º ano do ensino médio, utilizando laboratório virtual.
Orientadora: Profa. DSc. Régia Chacon Pessoa de Lima.

  • IRACILMA DA SILVA SAMPAIO

Título: O simulador phet como recurso metodológico no ensino de reações químicas no primeiro ano do ensino médio com aporte na teoria de Ausubel.
Orientadora: Profa. DSc. Josimara Cristina de Carvalho Oliveira

  • NOELSON FREITAS NASCIMENTO

Título: A contribuição da resolução de problemas experimentais em ambientes virtuais a partir da teoria historico cultural no conteúdo de circuito elétrico no ensino médio.
Orientador: Prof. DSc. Oscar Tintorer Delgado

  • RICARDO DANIELL PRESTES JACAÚNA

Título: Tecnologias assistivas e elaboração de material didatico com base na aprendizagem significativa para o ensino de química para alunos surdos.
Orientadora: Profa. DSc. Ivanise Maria Rizzatti

  • RICARDO PENHA MORENO

Título: Elaboração de material didático para abordar o conteúdo de estequiometria contextualizando com o curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio. 
Orientadora: Profa. DSc. Ivanise Maria Rizzatti

  • SILVANA LOPES GOIABEIRA

Título: A resolução de problema segundo Majmutov como metodologia para aprendizagem em sistema digestório fundamentada na teoria de Galperin dos alunos do 8º ano em escola da rede estadual de ensino de Roraima.
Orientadora: Profa. DSc. Patricia Macedo de Castro

  • WEMERSON BATISTA SILVA

Título: Criatividade no ensino de ciências: análise da produção científica brasileira em programas de pós-graduação stricto sensu (2000 – 2015)
Orientador: Prof. DSc. Evandro Luiz Ghedin

Dissertações 2016

  • ADRIANA REGINA DA ROCHA CHIRONE

Título: O ensino e aprendizagem da ciência no ensino médio, à luz das compreensões da linguagem em Wittgenstein, Vigotsky e Gardner .
Orientador: Prof. DSc. Héctor José García Mendoza

  • ANA CAROLINA NATTRODT ALBUQUERQUE

Título: O ensino de ciências na perspectiva da educação montessoriana no 4º e 5º ano do ensino fundamental da prima escola Montessori de São Paulo e a instrumentalização deste método na escola municipal Aquilino da Mota Duarte. 
Orientador: Prof. DSc Evandro Luiz Ghedin

  • ANGELICA MARIA SAMPAIO FREDO

Título:  Uma sequência didática no ensino de fotossíntese para alunos surdos fundamentada na teoria de David Ausubel no ensino fundamental I em Boa Vista – RR.
Orientadora: Profa. DSc. Josimara Cristina de Carvalho Oliveira

  • GEANMI ANASTACIO PEREIRA

Título: Criação de sinais para os conceitos químicos “base” e “neutro” em língua brasileira de sinais – libras.
Orientadora: Profa. DSc. Ivanise Maria Rizzatti

  • JAMILLY FERREIRA MACHADO

Título: A aprendizagem mediante práticas educativas com o uso das tecnologias digitais no ensino de ciências.
Orientador: Prof. DSc Josias Ferreira da Silva.

  • LEILA BEZERRA BONFIM

Título: Análise das contribuições do livro didático digital em língua brasileira de sinais (CD-ROM), projeto pitanguá – ciências com alunos surdos do centro de atendimento às pessoas com surdez do Estado de Roraima – CAS/RR.
Orientador: Prof. DSc Josias Ferreira da Silva.

  • LUANA CASSIA DE SOUZA COUTINHO

Título: A música, incluída em uma sequência didática, como ferramenta potencialmente facilitadora no processo de aprendizagem significativa dos conceitos de eletroquímica.
Orientadora: Profa. DSc. Régia Chacon Pessoa de Lima.

  • MARCIA HELENA MAIA DE LIMA

Título:O lúdico na educação infantil: abordagem na aprendizagem das crianças do 2º período da rede municipal, utilizando sequências didáticas do eixo temático: seres vivos.
Orientadora: Profa. DSc. Patrícia Macedo de Castro

  • MARILENE KREUTZ DE OLIVEIRA

Título: Laboratório de informática: uma proposta para o ensino de ciências numa perspectiva ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) a luz da teoria da aprendizagem significativa.
Orientador: Prof. DSc Josias Ferreira da Silva

  • MARLENE SCHLUP SANTOS

Título: O ensino e aprendizagem da ciência no ensino médio, à luz das compreensões da linguagem em Wittgenstein, Vigotsky e Gardner.
Orientador: Prof. DSc. Evandro Luiz Ghedin

  • SHEILA FERNANDES TAVARES

Título: A contribuição do software educacional céllula no conteúdo de citologia na 1° série do ensino médio a luz da teoria da aprendizagem significativa.
Orientador: Prof. DSc. Silvio José Reis da Silva

  • VALDECIR GLAUBERSON SILVA MATOS

Título: A atividade de situações-problema na experimentação em ambientes virtuais como ferramenta de aprendizagem de óptica, fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais e conceitos de Galperin, nos estudantes do 2º ano do ensino médio.
Orientador: Prof. DSc. Oscar Tintorer Delgado

  • ZILDONEI DE VASCONCELOS FREITAS

Título: Reações químicas: experimentação através de resolução de problemas com aporte em Ausubel na 1ª série do ensino médio da Escola Estadual Wanda David Aguiar em Boa Vista-RR.
Orientadora: Profa. DSc. Josimara Cristina de Carvalho Oliveira

Dissertações 2015

  • ALDECIRIA MAGALHAES

Título: Alfabetização científica no ensino de ciências: do saber cotidiano ao saber científico por meio da estratégia de experimentação investigativa.
Orientadora: Profa. DSc. Patrícia Macedo de Castro

  • ANGELO AUGUSTO COELHO FREIRE

Título: O uso do geogebra na resolução de problemas matemáticos a partir da teoria de Galperin.
Orientador: Prof. DSc. Oscar Tintorer Delgado

  • APARECIDA MARIA RAMOS SIMAO FLORES

Título: Software boardmaker na construção de organizadores prévios para o ensino de ciências de alunos do 7º ano com baixa visão atendidos na sala de recursos multifuncionais da Escola Estadual Vitória Mota Cruz.
Orientador: Prof. DSc Josias Ferreira da Silva.

  • ELISANGELA MARIA DE SOUZA ANASTACIO

Título: O ensino de polímeros no contexto da história da borracha no Acre.
Orientadora: Profa. DSc. Anelise Maria Regiani

  • EZEQUIEL PEREIRA MILITAO

Título: Desenvolvimento de aprendizagem significativa nas aulas de físico-química no ensino médio: utilização de mapas conceituais e kits experimentais.
Orientadora: Profa. DSc. Régia Chacon Pessoa de Lima.

  • ISAAC SUTIL DA SILVA

Título: Análise dos meios estratégicos de ensino utilizados em biologia: uma perspectiva a partir da prática docente.
Orientadora: Profa. DSc. Patrícia Macedo de Castro

  • JENEFFER ARAUJO DE ASSUNCAO

Título: A resolução de problemas como metodologia de ensino no conteúdo de função afim fundamentada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel.
Orientador: Prof. DSc. Héctor José García Mendoza

  • MARCIA GREYCILIANE DA SILVA NASCIMENTO

Título: Produção e edição de vídeos pelos estudantes do ensino médio sobre química do cotidiano.
Orientadora: Profa. DSc. Anelise Maria Regiani

  • MARIA EDNA NERES SILVA

Título: Estudo sobre o uso das novas tecnologias – TICS no laboratório de informática: uma metodologia facilitadora para o ensino de ciências.
Orientador: Prof. DSc. Carlos Alberto Borges da Silva

  • MARIA IVANILDA FERNANDES DE LACERDA

Título: A contribuição da teoria da atividade segundo Talízina à formação de conceitos no ensino de ciências.
Orientador: Prof. DSc. Evandro Luiz Ghedin

  • MARIA SOLANGE DE LIMA ALMEIDA

Título: A identidade profissional do professor de ciências em tempo de educação inclusiva: o desafio de ensinar alunos cegos.
Orientadora: Profa. DSc. Régia Chacon Pessoa de Lima.

  • MIQUEIAS AMBROSIO DOS SANTOS

Título: Formação da conscientização ecológica no ensino de conceitos científicos na educação infantil do campo.
Orientador: Prof. DSc. Evandro Luiz Ghedin

  • NUBIA MARIA DE CASTRO OLIVEIRA

Título: Ciência: dos sentidos construídos às implicações para o ensino de química.
Orientadora: Profa. DSc. Aline Andreia Nicolli

  • RONALDO NUNES NETO

Título: A atividade de situações problema na aprendizagem do conteúdo de fração fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin com os estudantes do 5º ano da Escola Municipal Laucides Inácio de Oliveira.
Orientador: Prof. DSc. Héctor José García Mendoza

  • PRISCILA FEITOZA BEZERRA

Título: A atividade de situações problema e a formação por etapas mentais de Galperin na aprendizagem de derivadas parciais do curso de licenciatura em matemática, modalidade a distância, da Universidade Federal de Roraima.
Orientador: Prof. DSc. Hector Jose Garcia Mendoza

Dissertações 2014

  • ALINE BARBOSA XAVIER

Título: Contribuição do PIBID/PEDAGOGIA/UFRR para o ensino de ciências, como elemento de co/formação para o pedagogo numa perspectiva crítico-reflexiva.
Orientador: Prof. DSc. Josias Ferreira da Silva.

  • DANDARA ANDRADE DE OLIVEIRA

Título: O potencial do jogo na aprendizagem significativa de conceitos botânicos em uma escola da rede privada de ensino do município de Boa Vista, Roraima.
Orientadora: Profa. DSc. Juliane Marques de Souza

  • GLADYS MARIA DE SOUZA OLIVEIRA

Título: Estudo da aprendizagem do conceito de limite fundamentado na teoria da aprendizagem significativa aplicado à licenciatura em matemática.
Orientador: Prof. DSc. Héctor José García Mendoza

  • ELANE DE SOUSA SANTOS

Título: Ensino e aprendizagem significativa do conceito de química orgânica na educação de jovens e adultos por meio de recursos multimídia e mapas conceituais.
Orientadora: Profa. DSc. Régia Chacon Pessoa de Lima.

  • IURY JOSE SODRE MEDEIROS

Título: A concepção do conceito de equilíbrio químico dos estudantes do curso de licenciatura em química da Universidade Estadual de Roraima campus boa vista após a utilização do software equil.
Orientadora: Profa. DSc. Ivanise Maria Rizzatti

  • LEONARDO LUIZ FERREIRA DA SILVA

Título: A experimentação na resolução de problemas como ferramenta pedagógica no ensino de física.
Orientador: Prof. DSc. Oscar Tintorer Delgado

  • MIRIAN MIRNA BECKER

Título: A mobilização da atenção por meio da produção de vídeos e a construção de conhecimentos em ciências no ensino fundamental.
Orientador: Prof. DSc. Evandro Luiz Ghedin

  • RAILDA SALES DA SILVA ALVES

Título: Pedagogia de projetos na aprendizagem significativa do conteúdo de biologia celular no ensino médio.
Orientador: Prof. DSc. Silvio Jose Reis da Silva

  • RIZIA MARIA GOMES PINHEIRO

Título: Desafios e perspectivas na inclusão das TIC’s como instrumento didático no ensino de conceitos científicos nas séries iniciais do ensino fundamental.
Orientador: Prof. DSc. Josias Ferreira da Silva.

  • ROZENILDA DE SOUZA

Título: A atividade de situações problema no teatro científico como estratégia de aprendizagem da cinemática no ensino médio na proposta de p. Ya. Galperin.
Orientador: Prof. DSc. Oscar Tintorer Delgado

  • SOLANGE ALMEIDA SANTOS

Título: Estudo da aprendizagem na atividade de situações problema em limite de funções de uma variável, fundamentado na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin na licenciatura em matemática no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
Orientador: Prof. DSc. Héctor José García Mendoza

  • SORAYA DE ARAUJO FEITOSA

Título: A atividade de situações problema como estratégia didática no tratamento da informação no 6º ano do ensino fundamental a partir da teoria de Galperin.
Orientador: Prof. DSc. Oscar Tintorer Delgado