MÉTODOS PEDAGÓGICOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Dissertações 2023
- DENIS CASTRO PEREIRA
Orientadora: Profa. DSc. Ivanise Maria Rizzatti
Coorientador: Prof. Dr. Rodrigo Leonardo Costa de Oliveira
- ANGELITA NÓBREGA DA SILVA
Título: O ESTUDO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, FUNDAMENTADO NA PERSPECTIVA STEAM E NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA POR ESTUDANTES DO 4º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA-RR.
Orientadora: Profa. DSc. Enia Maria Ferst
- FAIRUZ CUNHA DAOUD
Título: ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE NA APRENDIZAGEM EM MOVIMENTO RETILÍNEO POR MEIO DA ROBÓTICA FUNDAMENTADO EM GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV, COM ESTUDANTES DO 1º ANO DO NOVO ENSINO MÉDIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR JOÃO DE MENDONÇA FURTADO – SESI/RR.
Orientador: Prof. Dr. Hector José Garcia Mendoza
- FRANCISCO EDILSON DE SOUSA FRANÇA
Título: O USO DE SIMULADORES PHET PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS FRACIONÁRIOS COM ALUNOS DO 5º ANO DO
ENSINO FUNDAMENTAL.
Orientadora: Profa. DSc. Solange Mussato
- JACQUELINE GODOY DE OLIVEIRA
Orientador: Prof. Dr. Héctor José Garcia Mendoza
- MARINA FONSECA RAMOS
Orientador: Prof. Dr. Héctor José García Mendoza.
- RHAYDER ABENSOUR SOUZA
Orientadora: Profa. DSc. Josimara Cristina de Carvalho
Coorientadora: Profa. DSc. Sandra Kariny Saldanha de Oliveira
- SILVANA ALVES QUEIROZ
Título: A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA COMO FERRAMENTA PARA ABORDAR A TEMÁTICA VIDA E EVOLUÇÃO JUNTO A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.
Orientadora: Profa. DSc. Ivanise Maria Rizzatti.
Coorientadora: Prof. Dr. Rodrigo Leonardo Costa de Oliveira.
- VANUZA MARTINS LARA
Orientador(a): Profa. DSc. Régia Chacon Pessoa de Lima
Orientador(a): Prof. Dr. Rossiter Ambrósio dos Santos
- RHAYDER ABENSOUR SOUZA
Orientadora: Profª. Drª. Josimara Cristina de Carvalho
Coorientadora: Profª. Drª. Sandra Kariny Saldanha de Oliveira
Dissertações 2022
- JESUCINA DO NASCIMENTO MOURA OLIVEIRA
Orientador(a): Profª. Drª. Enia Maria Ferst
- ANA RITA DE CÁSSIA SILVA OLIVEIRA
Orientador(a): Prof. Dr. Oscar Tintorer Delgado
- FRANCISCO MACIONE MARTINS BARRETO
Orientadora: Profa. DSc. Josimara Cristina de Carvalho Oliveira.
- JOICY COMPAGNON MARIANO
Orientadora: Profa. DSc. Juliane Marques de Souza.
- LUSYANNY PARENTE ALBUQUERQUE BERNARDES
Orientador(a): Profª. DSc. Bianca Maíra dePaiva Ottoni Boldrini
- ROSIMAR MAGALHÃES SANTANA
Orientador: Prof. Dr. Wender Antônio da Silva.
- EUGÊNIA KARLA FERREIRA DE SOUSA VILLÓRIA
Orientador: Prof. Dr. Héctor José García Mendoza.
Dissertações 2021
- ADJAIRON DA SILVA COELHO
Título: O software geogebra no ensino de equações polinomiais de segundo grau: uma alternativa para o desenvolvimento de habilidades por atividade de situações problema com estudantes do 8º ano.
Orientadora: Profa. DSc. Solange Mussato.
- ANGELITA MARIA SCHIMITZ SILVA
Título: O Ensino Híbrido na aprendizagem ativa de probabilidade e estatística: um estudo com alunos do 5º ano do ensino fundamental em uma escola privada de Boa Vista-RR.
Orientadora: Profa. DSc. Enia Maria Ferst.
- JUCICLÉIA GOMES RIBEIRO NETO
Título: ATIVIDADES LÚDICAS COM O CONTEÚDO ENERGIA PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL OSWALDO CRUZ DE BOA VISTA – RORAIMA, COM APORTE NA TEORIA DE AUSUBEL .
Orientadora: Profa. DSc. Josimara Cristina de Carvalho Oliveira.
- MONICA QUIRINA NETO
Título: STEAM: Uma proposta investigativa para abordar o tema plásticos com alunos do 7º ano do ensino fundamental anos finais.
Orientadora: Profa. DSc. Ivanise Maria Rizzatti
Dissertações 2020
- ALCINDA DE SOUZA MUNIZ TEIXEIRA
Título: O uso do GeoGebra na resolução de problemas de geometria espacial: uma experiência com alunos do 4º ano do ensino fundamental.
Orientadora: Profa. DSc. Solange Mussato.
- CLEUMA FERREIRA ARTIMANDES MORAIS
Título: Contribuições da teoria histórico-cultural de Vygotsky e do ensino desenvolvimental de Davídov, para a acessibilidade do ensino de matemática a estudantes cegos.
Orientador: Prof. DSc. Rossiter Ambrósio dos Santos.
- GILMARA BATISTA DE SOUZA
Título: A Atividade de Situações Problema Discente na aprendizagem de adição e subtração com operações com números naturais fundamentada em Galperin e Majmutov nos estudantes de 1° ano do ensino fundamental na Escola Municipal Jael da Silva Barradas em Boa Vista – RR.
Orientador: Prof. DSc. Héctor José García Mendoza.
- HÉLIO GUEDELHA DE LIMA
Título: Uso do simulador PhET e da experimentação como recursos facilitadores para o ensino de equilíbrio químico com alunos do ensino médio de uma comunidade ribeirinha do Baixo Rio Branco, Roraima.
Orientadora: Profa. DSc. Ivanise Maria Rizzatti.
- KÉZIA DA CONCEIÇÃO COSTA
Título: Explorando o “lavrado”: uma proposta de ensino baseada na metodologia dos três momentos pedagógicos e fundamentada na teoria da aprendizagem significativa.
Orientadora: Profa. DSc. Ivanise Maria Rizzatti.
Coorientador: Prof. DSc. Rodrigo Leonardo Costa de Oliveira.
- MARIA IRANETE MINEIRO PINHO
Título: Uma sequência didática para o ensino de ‘seres vivos’ a partir da Teoria da Aprendizagem Significativa, do ensino por investigação e de tecnologias digitais
Orientadora: Profa. DSc. Juliane Marques de Souza.
- NEIDE APARECIDA COSTA TOLENTINO TIBURTINO
Título: O processo de mediação na prática da adição e/ou subtração a partir da teoria histórico-cultural
Orientadora: Profa. DSc. Enia Maria Ferst.
- PATRÍCIA FLORÊNCIO FERREIRA DE ALENCAR
Título: O uso da pedagogia de projetos no letramento científico e os momentos pedagógicos aplicados com alunos do 6º ano de uma escola pública estadual de Boa Vista-RR.
Orientadora: Profa. DSc. Enia Maria Ferst.
Coorientadora: Profa. DSc. Sandra Kariny Saldanha de Oliveira.
- RAQUEL CRISTINA DEMÉTRIO MAGALHÃES
Título: Educação escolar indígena: apontamentos sobre o método indutivointer cultural no ensino de ciências em uma escola indígena de Roraima.
Orientadora: Profa. DSc. Patrícia Macedo de Castro
Coorientadora: Profa. DSc. Andréia Silva Flores
Dissertações 2019
- ANA CAROLINA FERREIRA MACHADO
Título: Egressos do mestrado profissional em ensino de ciências da Universidade Estadual de Roraima e suas práticas metodológicas para o ensino fundamental.
Orientadora: Profa. DSc. Enia Maria Ferst.
- ANA MARIA MOTA OLIVEIRA SCALABRIN
Título: Geometria espacial com o software geogebra 3D: análise dos processos de ensinar e de aprender no ensino médio.
Orientadora: Profa. DSc. Solange Mussato.
- CAROLINE DOS SANTOS VONTOBEL
Título: A alfabetização ecológica de Fritjof Capra e o ensino por investigação na disciplina de biologia em uma turma de ensino médio na Amazônia.
Orientadora: Profa. DSc. Patricia Macedo de Castro
Coorientadora: Profa. DSc. Andréia Silva Flores
- FRANCISMA DE OLIVEIRA DINIZ
Título: A atividade de situações problema na aprendizagem com números inteiros nas operações aritmética fundamentadas em Galperin e Majmutov nos estudantes de 7° ano do ensino fundamental na escola estadual Fernando Grangeiro.
Orientador: Prof. DSc. Héctor José García Mendoza
- JARDEL SOUSA LEITE
Título: A atividade de situações problema em sistemas de equações lineares fundamentado em Galperin e Majmutov nos estudantes da 2° serie do ensino médio na escola estadual Tancredo Neves.
Orientador: Prof. DSc. Héctor José García Mendoza
- JOSELMA SOARES SOUSA
Título: Ensino médio em tempo integral: a percepção dos professores de química das escolas estaduais de Roraima.
Orientadora: Profa. Dsc. Ivanise Maria Rizzatti
- KAROL SAND DOS SANTOS NUNES
Título: Histórias em quadrinhos incluída em uma sequência didática fundamentada nos princípios da teoria da aprendizagem significativa para o estudo de funções inorgânicas com estudantes da 1º série do ensino médio de uma escola estadual de Boa Vista-RR.
Orientadora: Profa. Dsc. Régia Chacon Pessoa de Lima
- LUCIENE NUNES DA SILVA
Título: Resolução de problemas no processo de aprendizagem da geometria espacial através de jogo, fundamentada na teoria de formação das ações mentais e dos conceitos de Galperin nos estudantes da 2ª série do ensino médio.
Orientador: Prof. DSc. Oscar Tintorer Delgado
- PALOMA MOTA MATEUS DE SOUSA
Título: A experimentação aliada à resolução de problemas no ensino de soluções fundamentada na teoria da aprendizagem significativa, para estudantes da 2ª série do ensino médio de uma escola pública da Cidade de Boa Vista/RR
Orientadora: Profa. Dsc. Régia Chacon Pessoa de Lima
- ROBERTA BORGES MONTEIRO
Título: A teoria dos campos conceituais e uma proposta educativa para as estruturas aditivas.
Orientador: Prof. DSc Rossiter Ambrósio dos Santos.
- SUYANNE RODRIGUES ALVES LARANJEIRA
Título: A teoria dos campos conceituais e suas contribuições para o ensino da multiplicação através de resolução de problema
Orientador: Prof. DSc Rossiter Ambrósio dos Santos.
- VERÔNICA SOARES DOS SANTOS
Título: Recursos táteis como estratégia para o ensino de ciências da natureza para a prática inclusiva de estudantes cegos no ensino fundamental em uma escola pública de Boa Vista/RR
Orientadora: Profa. DSc. Juliane Marques de Souza
- VIRGÍNIA FLORÊNCIO FERREIRA DE ALENCAR NASCIMENTO
Título: O ensino problematizador de Majmutov na aprendizagem de matemática apoiado nas etapas das ações mentais de Galperin como contribuição no pensamento criativo dos alunos do centro de altas habilidades/ superdotação-Boa Vista /RR.
Orientador: Prof. DSc. Oscar Tintorer Delgado
Dissertações 2018
- ADRIANO ALVES DA SILVA
Título: O ensino de tratamento da informação na perspectiva da aprendizagem significativa tendo como metodologia a resolução de problemas para estudantes do 9º ano do ensino fundamental.
Orientador: Prof. DSc Rossiter Ambrósio dos Santos.
- EDILENE VIEIRA ANDRADE CAMARA
Título: Alfabetização científica na formação de conceitos em educação ambiental com estudantes do 8º/9º ano do ensino fundamental de uma escola estadual em Boa Vista/RR.
Orientador: Profa. DSc. Enia Maria Ferst
- ELAINE CRISTINA DE ALMEIDA EVANGELISTA
Título: Representações mentais dos conceitos geométricos construídos por alunos de uma turma de 2˚ período de uma escola de educação infantil de Boa Vista – RR.
Orientador: Prof. DSc. Evandro Luiz Ghedin
- EVELINE ALVES DE BRITO
Título: Recursos pedagógicos para o ensino de ciências: técnicas de dobradura no curso de pedagogia da Universidade Estadual de Roraima – UERR.
Orientador: Prof. DSc Josias Ferreira da Silva.
- FRANCISCO DE ASSIS FERREIRA FALCAO
Título: Blog como ferramenta para o diagnóstico de subsunçores e concepções conceituais dos fundamentos da biologia evolutiva no ensino de ciências biológicas.
Orientadora: Profa. DSc. Juliane Marques de Souza
- GRACIELE OLIVEIRA DOS SANTOS
Título: O uso da ludicidade como metodologia de ensino e aprendizagem do ensino de química na rede pública de ensino na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa.
Orientadora: Profa. DSc. Juliane Marques de Souza
- HIGINO NASCIMENTO DE CARVALHO
Título: Resolução de problemas de termodinâmica na segunda série do ensino médio, fundamentado na teoria de Galperin, na direção de estudo de Talízina e a resolução de problema segundo Majmutov.
Orientador: Prof. DSc. Oscar Tintorer Delgado
- JESSIK KAREM CUSTODIO DE SOUSA
Título: O uso do método Davis em aluno dislexico do 5º ano do ensino fundamental com aporte na teoria da aprendizagem de Ausebel.
Orientadora: Profa. DSc. Josimara Cristina de Carvalho Oliveira
- LEYDE DAYANE MARTINHO DE ANDRADE
Título:O processo de ensino e aprendizagem da geometria espacial, utilizando Calques 3D, fundamentado na teoria da aprendizagem significativa.
Orientador: Prof. DSc Rossiter Ambrósio dos Santos.
- LUCIANA DA SILVA BEKMAN
Título: O software educacional livre com animação interativa em 3D e sua integração como instrumento potencializador de aprendizagem no estudo de matéria, energia e mudanças de estados físicos sob a da ótica da química fundamentada na Teoria de Ausubel.
Orientadora: Profa. DSc. Régia Chacon Pessoa de Lima.
- MARLIETE DOS SANTOS CÂNDIDO
Título: Análise da aprendizagem significativa dos conteúdos de classificação biológica nos alunos do 7° ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal de Bonfim, Estado de Roraima.
Orientadora: Profa. DSc. Juliane Marques de Souza
- MARLÚCIA SILVA DE ARAÚJO
Título: Escrita científica no ensino de ciências, a partir do relatório de estágio supervisionado curricular, no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio – CNP/IFRR.
Orientador: Prof. DSc Josias Ferreira da Silva.
- ROSIMERI RODRIGUES BARROSO
Título: A atividade de situações problema como metodologia de ensino na aprendizagem de planilhas eletrônicas fundamentada na teoria de Galperin com estudantes do 1º ano do curso técnico em eletrônica integrado ao ensino médio no Instituto Federal de Roraima.
Orientador: Prof. DSc. Héctor José García Mendoza
- SAIDEA REGINA DE SOUZA MOREIRA
Título: Percepções de conceitos em educação ambiental dos alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Boa Vista-RR.
Orientadora: Profa. DSc. Enia Maria Ferst
Dissertações 2017
- ADRIANA CARLA OLIVEIRA DE MORAIS VALE
Título: Contribuições pedagógicas para o ensino de ciências na educação infantil.
Orientador: Prof. DSc Josias Ferreira da Silva.
- EMANUELLA SILVEIRA VASCONCELOS
Título: Implicações da teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin para o processo da alfabetização científica em atividades de situações problema do tema seres vivos em uma turma do 2° ano do ensino fundamental do colégio de aplicação de Boa Vista /RR.
Orientador: Prof. DSc. Oscar Tintorer Delgado
- FÁBIO GAMA DA SILVA
Título: Classificação biológica dos insetos: conceitos a luz da aprendizagem significativa com estudantes do 2ª série do ensino médio em uma escola estadual no município de Boa Vista-RR.
Orientador: Prof. DSc. Silvio José Reis da Silva
- FERNANDA DANTAS DA SILVA
Título: A contribuição da aula de campo para o ensino de ciências no ensino médio regular, à luz da teoria de Jerome S. Bruner.
Orientador: Prof. DSc. Oscar Tintorer Delgado
- FRANCISCA NILDE GONCALVES DA SILVA
Título: A utilização do software solar system scope e dos mapas conceituais, como recursos pedagógicos na disciplina de ciências naturais, no sexto ano do ensino fundamental, em uma escola estadual de Boa Vista-RR.
Orientador: Prof. DSc. Josias Ferreira da SIlva
- GILVAN PEREIRA DOS SANTOS
Título: Análise da aprendizagem no preparo de soluções, com aporte na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel com estudantes do 2º ano do ensino médio, utilizando laboratório virtual.
Orientadora: Profa. DSc. Régia Chacon Pessoa de Lima.
- IRACILMA DA SILVA SAMPAIO
Título: O simulador phet como recurso metodológico no ensino de reações químicas no primeiro ano do ensino médio com aporte na teoria de Ausubel.
Orientadora: Profa. DSc. Josimara Cristina de Carvalho Oliveira
- NOELSON FREITAS NASCIMENTO
Título: A contribuição da resolução de problemas experimentais em ambientes virtuais a partir da teoria historico cultural no conteúdo de circuito elétrico no ensino médio.
Orientador: Prof. DSc. Oscar Tintorer Delgado
- RICARDO DANIELL PRESTES JACAÚNA
Título: Tecnologias assistivas e elaboração de material didatico com base na aprendizagem significativa para o ensino de química para alunos surdos.
Orientadora: Profa. DSc. Ivanise Maria Rizzatti
- RICARDO PENHA MORENO
Título: Elaboração de material didático para abordar o conteúdo de estequiometria contextualizando com o curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio.
Orientadora: Profa. DSc. Ivanise Maria Rizzatti
- SILVANA LOPES GOIABEIRA
Título: A resolução de problema segundo Majmutov como metodologia para aprendizagem em sistema digestório fundamentada na teoria de Galperin dos alunos do 8º ano em escola da rede estadual de ensino de Roraima.
Orientadora: Profa. DSc. Patricia Macedo de Castro
- WEMERSON BATISTA SILVA
Título: Criatividade no ensino de ciências: análise da produção científica brasileira em programas de pós-graduação stricto sensu (2000 – 2015)
Orientador: Prof. DSc. Evandro Luiz Ghedin
Dissertações 2016
- ADRIANA REGINA DA ROCHA CHIRONE
Título: O ensino e aprendizagem da ciência no ensino médio, à luz das compreensões da linguagem em Wittgenstein, Vigotsky e Gardner .
Orientador: Prof. DSc. Héctor José García Mendoza
- ANA CAROLINA NATTRODT ALBUQUERQUE
Título: O ensino de ciências na perspectiva da educação montessoriana no 4º e 5º ano do ensino fundamental da prima escola Montessori de São Paulo e a instrumentalização deste método na escola municipal Aquilino da Mota Duarte.
Orientador: Prof. DSc Evandro Luiz Ghedin
- ANGELICA MARIA SAMPAIO FREDO
Título: Uma sequência didática no ensino de fotossíntese para alunos surdos fundamentada na teoria de David Ausubel no ensino fundamental I em Boa Vista – RR.
Orientadora: Profa. DSc. Josimara Cristina de Carvalho Oliveira
- GEANMI ANASTACIO PEREIRA
Título: Criação de sinais para os conceitos químicos “base” e “neutro” em língua brasileira de sinais – libras.
Orientadora: Profa. DSc. Ivanise Maria Rizzatti
- JAMILLY FERREIRA MACHADO
Título: A aprendizagem mediante práticas educativas com o uso das tecnologias digitais no ensino de ciências.
Orientador: Prof. DSc Josias Ferreira da Silva.
- LEILA BEZERRA BONFIM
Título: Análise das contribuições do livro didático digital em língua brasileira de sinais (CD-ROM), projeto pitanguá – ciências com alunos surdos do centro de atendimento às pessoas com surdez do Estado de Roraima – CAS/RR.
Orientador: Prof. DSc Josias Ferreira da Silva.
- LUANA CASSIA DE SOUZA COUTINHO
Título: A música, incluída em uma sequência didática, como ferramenta potencialmente facilitadora no processo de aprendizagem significativa dos conceitos de eletroquímica.
Orientadora: Profa. DSc. Régia Chacon Pessoa de Lima.
- MARCIA HELENA MAIA DE LIMA
Título:O lúdico na educação infantil: abordagem na aprendizagem das crianças do 2º período da rede municipal, utilizando sequências didáticas do eixo temático: seres vivos.
Orientadora: Profa. DSc. Patrícia Macedo de Castro
- MARILENE KREUTZ DE OLIVEIRA
Título: Laboratório de informática: uma proposta para o ensino de ciências numa perspectiva ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) a luz da teoria da aprendizagem significativa.
Orientador: Prof. DSc Josias Ferreira da Silva
- MARLENE SCHLUP SANTOS
Título: O ensino e aprendizagem da ciência no ensino médio, à luz das compreensões da linguagem em Wittgenstein, Vigotsky e Gardner.
Orientador: Prof. DSc. Evandro Luiz Ghedin
- SHEILA FERNANDES TAVARES
Título: A contribuição do software educacional céllula no conteúdo de citologia na 1° série do ensino médio a luz da teoria da aprendizagem significativa.
Orientador: Prof. DSc. Silvio José Reis da Silva
- VALDECIR GLAUBERSON SILVA MATOS
Título: A atividade de situações-problema na experimentação em ambientes virtuais como ferramenta de aprendizagem de óptica, fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais e conceitos de Galperin, nos estudantes do 2º ano do ensino médio.
Orientador: Prof. DSc. Oscar Tintorer Delgado
- ZILDONEI DE VASCONCELOS FREITAS
Título: Reações químicas: experimentação através de resolução de problemas com aporte em Ausubel na 1ª série do ensino médio da Escola Estadual Wanda David Aguiar em Boa Vista-RR.
Orientadora: Profa. DSc. Josimara Cristina de Carvalho Oliveira
Dissertações 2015
- ALDECIRIA MAGALHAES
Título: Alfabetização científica no ensino de ciências: do saber cotidiano ao saber científico por meio da estratégia de experimentação investigativa.
Orientadora: Profa. DSc. Patrícia Macedo de Castro
- ANGELO AUGUSTO COELHO FREIRE
Título: O uso do geogebra na resolução de problemas matemáticos a partir da teoria de Galperin.
Orientador: Prof. DSc. Oscar Tintorer Delgado
- APARECIDA MARIA RAMOS SIMAO FLORES
Título: Software boardmaker na construção de organizadores prévios para o ensino de ciências de alunos do 7º ano com baixa visão atendidos na sala de recursos multifuncionais da Escola Estadual Vitória Mota Cruz.
Orientador: Prof. DSc Josias Ferreira da Silva.
- ELISANGELA MARIA DE SOUZA ANASTACIO
Título: O ensino de polímeros no contexto da história da borracha no Acre.
Orientadora: Profa. DSc. Anelise Maria Regiani
- EZEQUIEL PEREIRA MILITAO
Título: Desenvolvimento de aprendizagem significativa nas aulas de físico-química no ensino médio: utilização de mapas conceituais e kits experimentais.
Orientadora: Profa. DSc. Régia Chacon Pessoa de Lima.
- ISAAC SUTIL DA SILVA
Título: Análise dos meios estratégicos de ensino utilizados em biologia: uma perspectiva a partir da prática docente.
Orientadora: Profa. DSc. Patrícia Macedo de Castro
- JENEFFER ARAUJO DE ASSUNCAO
Título: A resolução de problemas como metodologia de ensino no conteúdo de função afim fundamentada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel.
Orientador: Prof. DSc. Héctor José García Mendoza
- MARCIA GREYCILIANE DA SILVA NASCIMENTO
Título: Produção e edição de vídeos pelos estudantes do ensino médio sobre química do cotidiano.
Orientadora: Profa. DSc. Anelise Maria Regiani
- MARIA EDNA NERES SILVA
Título: Estudo sobre o uso das novas tecnologias – TICS no laboratório de informática: uma metodologia facilitadora para o ensino de ciências.
Orientador: Prof. DSc. Carlos Alberto Borges da Silva
- MARIA IVANILDA FERNANDES DE LACERDA
Título: A contribuição da teoria da atividade segundo Talízina à formação de conceitos no ensino de ciências.
Orientador: Prof. DSc. Evandro Luiz Ghedin
- MARIA SOLANGE DE LIMA ALMEIDA
Título: A identidade profissional do professor de ciências em tempo de educação inclusiva: o desafio de ensinar alunos cegos.
Orientadora: Profa. DSc. Régia Chacon Pessoa de Lima.
- MIQUEIAS AMBROSIO DOS SANTOS
Título: Formação da conscientização ecológica no ensino de conceitos científicos na educação infantil do campo.
Orientador: Prof. DSc. Evandro Luiz Ghedin
- NUBIA MARIA DE CASTRO OLIVEIRA
Título: Ciência: dos sentidos construídos às implicações para o ensino de química.
Orientadora: Profa. DSc. Aline Andreia Nicolli
- RONALDO NUNES NETO
Título: A atividade de situações problema na aprendizagem do conteúdo de fração fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin com os estudantes do 5º ano da Escola Municipal Laucides Inácio de Oliveira.
Orientador: Prof. DSc. Héctor José García Mendoza
- PRISCILA FEITOZA BEZERRA
Título: A atividade de situações problema e a formação por etapas mentais de Galperin na aprendizagem de derivadas parciais do curso de licenciatura em matemática, modalidade a distância, da Universidade Federal de Roraima.
Orientador: Prof. DSc. Hector Jose Garcia Mendoza
Dissertações 2014
- ALINE BARBOSA XAVIER
Título: Contribuição do PIBID/PEDAGOGIA/UFRR para o ensino de ciências, como elemento de co/formação para o pedagogo numa perspectiva crítico-reflexiva.
Orientador: Prof. DSc. Josias Ferreira da Silva.
- DANDARA ANDRADE DE OLIVEIRA
Título: O potencial do jogo na aprendizagem significativa de conceitos botânicos em uma escola da rede privada de ensino do município de Boa Vista, Roraima.
Orientadora: Profa. DSc. Juliane Marques de Souza
- GLADYS MARIA DE SOUZA OLIVEIRA
Título: Estudo da aprendizagem do conceito de limite fundamentado na teoria da aprendizagem significativa aplicado à licenciatura em matemática.
Orientador: Prof. DSc. Héctor José García Mendoza
- ELANE DE SOUSA SANTOS
Título: Ensino e aprendizagem significativa do conceito de química orgânica na educação de jovens e adultos por meio de recursos multimídia e mapas conceituais.
Orientadora: Profa. DSc. Régia Chacon Pessoa de Lima.
- IURY JOSE SODRE MEDEIROS
Título: A concepção do conceito de equilíbrio químico dos estudantes do curso de licenciatura em química da Universidade Estadual de Roraima campus boa vista após a utilização do software equil.
Orientadora: Profa. DSc. Ivanise Maria Rizzatti
- LEONARDO LUIZ FERREIRA DA SILVA
Título: A experimentação na resolução de problemas como ferramenta pedagógica no ensino de física.
Orientador: Prof. DSc. Oscar Tintorer Delgado
- MIRIAN MIRNA BECKER
Título: A mobilização da atenção por meio da produção de vídeos e a construção de conhecimentos em ciências no ensino fundamental.
Orientador: Prof. DSc. Evandro Luiz Ghedin
- RAILDA SALES DA SILVA ALVES
Título: Pedagogia de projetos na aprendizagem significativa do conteúdo de biologia celular no ensino médio.
Orientador: Prof. DSc. Silvio Jose Reis da Silva
- RIZIA MARIA GOMES PINHEIRO
Título: Desafios e perspectivas na inclusão das TICs como instrumento didático no ensino de conceitos científicos nas séries iniciais do ensino fundamental.
Orientador: Prof. DSc. Josias Ferreira da Silva.
- ROZENILDA DE SOUZA
Título: A atividade de situações problema no teatro científico como estratégia de aprendizagem da cinemática no ensino médio na proposta de p. Ya. Galperin.
Orientador: Prof. DSc. Oscar Tintorer Delgado
- SOLANGE ALMEIDA SANTOS
Título: Estudo da aprendizagem na atividade de situações problema em limite de funções de uma variável, fundamentado na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin na licenciatura em matemática no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
Orientador: Prof. DSc. Héctor José García Mendoza
- SORAYA DE ARAUJO FEITOSA
Título: A atividade de situações problema como estratégia didática no tratamento da informação no 6º ano do ensino fundamental a partir da teoria de Galperin.
Orientador: Prof. DSc. Oscar Tintorer Delgado