Sinopse
Discutir a avaliação no contexto escolar é sempre um grande desafio, por isso, este livro torna-se mais uma possibilidade de colaborar com essa discussão e a partir das pesquisas desenvolvidas pelos mestrandos no semestre 2018.1, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências – Mestrado Profissional da Universidade Estadual de Roraima – UERR, na disciplina ‘Avaliação: Processos e Critérios’, socializar experiências práticas envolvendo esta temática tão importante para o processo ensino e aprendizagem.
Os artigos aqui apresentados trazem discussões importantes referentes à avaliação nos diferentes níveis da Educação Básica que envolvem o ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental, a Química, a Biologia e a Matemática, destacando o processo avaliativo e, com isso, se busca contribuir para o estudo dessa temática no contexto escolar.
A pretensão desta obra, no entanto, não está apenas em mostrar dados que apresentam um pequeno retrato de como se está avaliando nesses diferentes níveis e disciplinas nas escolas pesquisadas. Seu maior objetivo é suscitar a reflexão e demonstrar a problemática que envolve o processo avaliativo em sala de aula na visão dos diferentes atores do processo, ou seja, o professor e os alunos. Entendemos que o processo avaliativo é complexo e requer um melhor entendimento de todos os aspectos que acabam interferindo para que a avaliação ocorra de forma prazerosa e justa.
Livro “Avaliação: Processos e Critérios”
Baixe aqui em PDF!
https://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/14