Mestrandos e licenciandos desenvolvem material didático

Discentes do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERR produziram material didático para trabalhar os conteúdos de Zoologia, por meio da transposição didática, para as turmas de graduação.

A transposição didática é a transformação do conhecimento científico em conhecimento escolar, para que possa ser ensinado pelos professores e aprendido pelos alunos.

Eles reproduziram uma tartaruga, uma cobra e uma perereca de forma que não é necessário sacrificar um animal para que os acadêmicos possam conhecer os órgãos internos e suas estruturas físicas. Foi confeccionado material para trabalhar as fases da vida de um anfíbio.

Segundo a professora Patrícia Macedo de Castro, responsável pelo projeto e professora do mestrado, o objetivo foi promover o processo de ensino-aprendizagem dos futuros professores, por meio da transposição didática em Zoologia de Cordados.

“O que fazemos é formar profissionais qualificados para o exercício da docência nas disciplinas de Ciências e Biologia na Educação Básica e Superior, por meio de metodologias diferenciadas de ensino, de atividades de pesquisa e do desenvolvimento de práticas pedagógicas diferenciadas”, relatou a professora Patrícia.

Irisvan da Silva Cunha, de Ciências Biológicas, disse que “Durante a disciplina de prática de transposição didática tive a oportunidade de trocar experiências com a turma do Mestrado PPGEC, onde tivemos a oportunidade de fazer vários materiais didáticos na perspectiva de ensino e com visões diferentes, onde a troca de experiência gerou um excelente trabalho para ser utilizado tanto na graduação, quanto ensino fundamental e médio”.

Aluízio Andrade de Castro Júnior, do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, relatou que “Durante as aulas de Zoologia do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências tivemos a ideia de elaborar um material palpável, de fácil manipulação, e que todos os alunos pudessem visualizar as estruturas que compõe a anatomia de animais silvestres. Esse material visa facilitar o ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia, por meio de material didático não utilizando espécimes naturais”.

A mestranda Joicy Compagnon Mariano disse que “Os materiais didáticos feitos, além de auxiliarem o professor, são importantes porque ajudam os alunos a visualizarem, de forma real e palpável, as estruturas internas dos animais vertebrados”.