Livro “As Feiras de Ciências em Roraima (1986 A 2008) – Contribuição para a Iniciação à Educação Científica”

Sinopse

As Feiras de Ciências são importantes espaços para a iniciação científica de estudantes da Educação Básica. Além da formação científica, as Feiras de Ciências permitem aos estudantes um espaço para troca de informações, construção de relações sociais, socialização de experiências, além do convívio comunitário. Ademais, a Feira de Ciências, quando interpretada como um espaço não-formal de ensino e educação, apresenta imensurável potencialidade para práticas docentes diferenciadas e inovadoras.

Neste contexto se insere a Feira Estadual de Ciências de Roraima (FECI-RR), que teve sua primeira edição em 1986. E nestes 30 anos de existência, observa-se uma crescente participação das  escolas e dos alunos da capital e do interior do estado a cada edição, com a inserção de escolas da área urbana, rural e indígena, com exposição dos trabalhos desenvolvidos no âmbito escolar e voltados para a realidade local.

Dessa forma, torna-se importante resgatar a história das Feiras de Ciências de Roraima e sua importância para iniciação científica em Roraima. Um estado que ainda possui baixos indicadores  educacionais e apresentam dados preocupantes no que se referem aos resultados da avaliação de desempenho do estudante apresentados nos exames nacionais que são aplicados no final do Ensino Básico. O índice em 2013, disponibilizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ficou abaixo da meta projetada de 3.8, alcançando 3.2,  demonstrando apreensão nos educadores que buscam alternativas para melhorar o aprendizado de seus alunos. A consequência desse quadro reflete no perfil do ingressante na Educação  Superior provocando questionamentos sobre a trajetória escolar desse aluno.

Alcançar uma educação de qualidade é tarefa fundamental para assegurar o desenvolvimento de todo país e região, o que não é diferente no estado de Roraima que luta por melhorar os  indicadores que avaliam essa qualidade. E as feiras científicas escolares juntamente com a Feira Estadual de Ciências podem contribuir com a elevação destes indicadores, uma vez que oferta cursos para a formação continuada de professores e envolve os estudantes num ambiente de pesquisa em Institutos de Ensino e Pesquisa de Roraima.

Nesta direção, esta obra vem contribuir para este resgate histórico e valorização da pesquisa na Educação Básica de Roraima, auxiliando com o desafio de buscar essas informações e mostrar a contribuição das feiras de ciências para o processo de iniciação à Educação Científica roraimense.

Livro “As Feiras de Ciências em Roraima (1986 A 2008)
Contribuição para a Iniciação à Educação Científica”
Baixe aqui em PDF!

Capa do livro "Feiras de Ciências em Roraima (1986 A 2008) Contribuição para a Iniciação à Educação Científica"