No primeiro semestre do curso o estudante frequenta três disciplinas obrigatórias: Epistemologia das Ciências da Educação, Pesquisa em Educação, Epistemologia do Pensamento Educacional Brasileiro. Além disso, participa de atividades de orientação e de grupo de pesquisa vinculando-se ao orientador da dissertação. Estas disciplinas são presenciais regulares ofertadas ao longo do semestre letivo, com atividades programadas semanalmente.
No segundo semestre o mestrando frequenta a disciplina Fundamentos Filosóficos, Antropológicos e Sociológicos da Educação Intercultural, o Seminário de Pesquisa I e faz duas disciplinas de linha de pesquisa. O Seminário de Pesquisa I realiza-se como um conjunto de atividades vinculadas a participação em grupo de pesquisa, orientações coletivas e individual, tendo em vista a revisão de seu projeto de pesquisa e sua realização. O estudante da linha 1 cursa a disciplina: Formação e trabalho docente: tendências e abordagens e Currículo e Estudos Culturais; o estudante da linha 2 cursa a disciplina: Educação do Campo e Interculturalidade e Educação Indígena.
No terceiro semestre o mestrando faz o Seminário de Pesquisa II, uma disciplina optativa, atividades complementares e a qualificação do projeto de pesquisa ou da pesquisa em andamento, conforme regimento do curso, com a presença de três membros.
No quarto semestre do curso o mestrando realiza o Seminário de Pesquisa III, a finalização da pesquisa e a defesa da dissertação mediante banca composta por três professores, sendo pelo menos um deles de fora do Programa.
Todo o curso é presencial com atividades realizadas semanalmente conforme calendário acadêmico aprovado no início de cada semestre letivo. O curso é programado para se realizar num período de 24 meses consecutivos.
EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO (60h)
EMENTA
Estuda o desenvolvimento do pensamento científico focado na fundamentação da teoria do conhecimento e da filosofia das ciências, centrando-se em princípios epistemológicos, teóricos e metodológicos, para efeito de criação e proposição de alternativas transformadoras para o trabalho pedagógico da Educação a fim de potencializar e maximizar a aprendizagem escolar. Pesquisa as tendências epistemológicas das ciências humanas como horizonte de abertura e compreensão das tendências investigativas em Educação. Investiga a história da filosofia da ciência como articuladora da teoria do conhecimento que sustenta e propõe experiências alternativas e significativas para a Educação. Analisa e propõe processos e produtos formativos decorrentes da produção epistemológica dos filósofos das ciências da Educação
EPISTEMOLOGIA DO PENSAMENTO EDUCACIONAL BRASILEIRO (60h)
EMENTA
Estuda as ideias pedagógicas no Brasil a partir da colonização, das estruturas educacionais implantadas e do desenvolvimento sociocultural presentes nos fenômenos complementares: educação e expansão dos mecanismos de dominação do capitalismo. Investiga a periodização das idéias pedagógicas no Brasil e sua correspondência com o pensamento filosófico que fundamenta os critérios das principais concepções pedagógicas. Analisa como o conhecimento dessas idéias ajuda a tomar consciência da maneira como podem se articular práticas pedagógicas cotidianas, estabelecendo-se condições para maior coerência e consistência na ação educativa.
PESQUISA EM EDUCACAO (60h)
EMENTA
Aborda a pesquisa educacional utilizando subsídios que possibilita a compreensão da metodologia de elaboração de projetos de pesquisa, visando a formação de pesquisadores no campo educacional, em suas diversas dimensões: pensamento e ação sobre a realidade; elementos constituintes do pensamento sistematizado; a lógica e a ética em pesquisa; abordagens do pensamento sistematizado: idealismo, realismo, fenomenologia, dialética; linguagem acadêmica.
FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: TENDÊNCIAS E ABORDAGENS (45h)
EMENTA
Tendências e abordagens relativas ao processo de formação de professores. Eixos temáticos relacionados à formação docente: saberes, valores e crenças profissionais, conhecimentos profissionais, desenvolvimento profissional, perfil para docência, profissionalização docente, aprendizagem para a docência, prática pedagógica no cotidiano escolar. Conhecimentos sobre as finalidades e tendências da formação inicial e continuada de professores. Propostas curriculares de formação de professores. Teorias e prática na formação docente. A prática como instância epistemológica da construção de conhecimentos para a docência.
CURRICULO E ESTUDOS CULTURAIS (45h)
EMENTA
Aborda as teorias do currículo implicados na investigação no campo do currículo como manifestação cultural. Estuda o currículo como seleção cultural: condicionantes e influencias. Pesquisa a organização do conhecimento escolar: transposição didática, disciplinas e integração curricular. Estuda o currículo da educação do campo e educação indígena e os paradigmas da formação de professores. Pesquisa as dimensões culturais, históricas, filosóficas, sociológicas e de inclusão em educação; Interculturalidade, identidade, manifestações de poder e ideologia no campo do currículo; as tendências contemporâneas em currículo.
SEMINARIO DE PESQUISA I (45h)
EMENTA
Atividades orientadas tendo em vista a sistematização do conhecimento em torno da finalização do projeto de pesquisa alinhavado a partir das linhas de pesquisa do curso. Trata-se de atividade sistemática semanal coletiva junto a participação em atividades em Grupo de Pesquisa e em atividade sistemática de orientação da realização da pesquisa sob acompanhamento de um orientador.
SEMINARIO DE PESQUISA II (45h)
EMENTA
Atividades orientadas tendo em vista a sistematização do conhecimento em torno da finalização do projeto de pesquisa alinhavado a partir das linhas de pesquisa do curso. Trata-se de atividade sistemática semanal coletiva junto a participação em atividades em Grupo de Pesquisa e em atividade sistemática de orientação da realização da pesquisa sob acompanhamento de um orientador.
SEMINARIO DE PESQUISA III (45h)
EMENTA
Atividades orientadas tendo em vista a sistematização do conhecimento em torno da finalização do projeto de pesquisa alinhavado a partir das linhas de pesquisa do curso. Trata-se de atividade sistemática semanal coletiva junto a participação em atividades em Grupo de Pesquisa e em atividade sistemática de orientação da realização da pesquisa sob acompanhamento de um orientador.
EDUCACAO DO CAMPO E INTERCULTURALIDADE (45h)
EMENTA
Estuda a trajetória histórica da Educação do Campo, sua composição epistemológica, metodológica e estrutural na perspectiva da interculturalidade. Contextualiza historicamente as lutas por Educação do Campo como contraponto a Educação Rural. Analisa as Políticas Públicas de Educação do Campo e propostas pedagógicas de sujeitos históricos. Aborda a Interculturalidade em seus aspectos teóricos e práticos relacionados à educação do Campo. Analisa as políticas publicas voltada para a Educação do Campo e as diferentes matrizes ideológicas que a configuram. Problematiza as escolas e os currículos como territórios de produção, circulação e consolidação de significados e ainda como espaços privilegiados de concretização da política da identidade
EDUCACAO INDIGENA (45h)
EMENTA
Estuda a Educação Indígena a partir da reflexão critica sobre os povos e para os povos em situação de atrito ideológico, suas adequações culturais de acatamento e aproveitamento, de luta e resposta, de inércia existencial, e suas possíveis interfaces como estratégias de resistência e/ou de sobrevivência.
TEORIAS DA APRENDIZAGEM E COGNICAO (45h)
EMENTA
Investiga temáticas relativas à organização e reestruturação didática, tomando como referência os processos cognitivos envolvidos na educação formal. Estuda os processos cognitivos básicos: percepção, memória, atenção; e superiores: consciência, raciocínio, desenvolvimento conceitual (mapas conceituais/mentais), inteligência, linguagem e resolução de problemas.
EDUCACAO, CIENCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (45h)
EMENTA
O conhecimento científico para a formação do cidadão crítico, tendo como ponto de partida questões sócio-ambientais e conhecimentos científicos; Alfabetização técnico-científica; a linguagem cotidiana, a linguagem científica e o ensino de ciências; Pressupostos teóricos da abordagem (C. T. S.) Ciência, Tecnologia e Sociedade no contexto da educação brasileira; Relação ciência, tecnologia, sociedade, educação como conteúdo da aprendizagem para a docência; Relações entre o Ensino em tempos pós-modernos e a formação para a cidadania.
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS, ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL (45h)
EMENTA
Estuda os fundamentos filosóficos, antropológicos e sociológicos da interculturalidade e da educação intercultural. Compreende a questão da interculturalidade como problema humano, das relações indenitárias e da etnicidade. Analisa as questões éticas, políticas e estéticas da educação intercultural. Igualdade, diferenças e justiça. Identidade, subjetividade e relações interétnicas.
HISTORIA, CULTURA E IDENTIDADE (45h)
EMENTA
Esta disciplina analisa a cultura, a identidade e a sociedade. Parte de noções básicas de antropologia cultural, como conceitos de cultura e sua importância para formação de modelos educacionais e sociais. Trabalha o poder das ideias e da ideologia na formação da mentalidade nacional e sua influência nos diversos segmentos educacionais. O poder da cultura: a identidade nos diversos segmentos culturais da Amazônia. História, memória e construção cultural.