Corpo Docente

LINHA 1: FORMAÇÃO, TRABALHO DOCENTE E CURRÍCULO

Prof. Dr. Ednaldo Coelho Pereira

Categoria: Permanente

Pós – Doutorado em Educação (linha de pesquisa: Educação e Tecnologia) no eixo Formação de Professores pelo PROCAD-AMAZÔNIA na Universidade Federal do Pará – UFPA, tem Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (linha de pesquisa: Educação e Tecnologia). Desenvolve pesquisa principalmente nos seguintes temas: Estrutura de Dados e Programação – Informática na Educação – Computação Cooperativa (Educação a Distância), Afetividade na Educação Mediada por Tecnologia, Interações com uso da Tecnologia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0420178271106964

Prof. Dr. Elialdo Rodrigues de Oliveira

Categoria: Permanente

Pós-doutor em currículo no Programa de Educação: Currículo/PUC/SP (2019). Doutor em Educação no Programa de Educação: Currículo / PUC/SP (2016). Atua com experiência profissional na docência e na pesquisa na de educação nos seguintes temas: Currículo Escolar, Políticas Curriculares, Educação à Distância e Tecnologia, Metodologia de ensino e pesquisa, Educação Especial, Formação de professores, Políticas Públicas Educacionais. Atua com experiência profissional na docência e pesquisa nas áreas de Economia Criativa, Economia da Cultura, Economia Humanista.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6343260886849900

Profª. Drª. Ênia Maria Ferst

Categoria: Permanente

Doutora em Educação em Ciências e Matemática do Programa da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC- Universidade Federal do Mato Grosso. Tem experiência na área docente nas disciplinas pedagógicas da Pedagogia. Desenvolve pesquisas na temática de ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, formação de professores e CTS.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9440327013420265

Prof. Dr. Héctor José García Mendoza

Categoria: Colaborador

Doutorado em Educação do programa Desenvolvimento Curricular, Organizativo e Profissionalização Docente: Perspectivas Didáticas na Universidade de Jaén (UJAEN), Espanha. Pesquisador em Didática da Matemática fundamentada na teoria da atividade na perspectiva de L. S. Vygotsky, A. N. Leontiev, P. Ya Galperin e N. Talízina e resolução de problemas de M. I. Majmutov.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1661826896260586

Prof. Dr. Lucas Portilho Nicoletti

Categoria: Permanente

Pós-doutorado e Doutorado pela Faculdade de Educação – UNICAMP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Educação Física Escolar; Esporte; Criança e Infância; Legislação e Políticas da Educação Básica; Paulo Freire; Direitos Humanos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7250289482151314

Profª. Drª. Nilra Jane Filgueira Bezerra

Categoria: Permanente

Doutorado em Educação em Ciência e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso – (UFMT/REAMEC – 2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, atuando com pesquisa nos seguintes temas: Educação Matemática; Formação de professores de Matemática; Modelagem Matemática; Resolução de Problemas; Teorias de Formação por Etapas das Ações Mentais de Galperin e Aprendizagem Significativa de Ausubel.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1823801434662266

Profª. Drª. Raimunda Gomes da Silva

Categoria: Permanente

Doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Atua na área de História do Brasil, com foco em História das Mulheres e relações de gênero, deslocamento, migração, educação e relações de gênero. História Oral, identidades, relações cotidianas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0154979627456692

LINHA 2: EDUCAÇÃO DO CAMPO, EDUCAÇÃO INDÍGENA E INTERCULTURALIDADE

Profª. Drª. Alessandra de Souza Santos

Categoria: Permanente

Doutora em Linguística pela Universidade de Brasilia (2012). Realiza atividades de ensino e pesquisa relacionadas as Línguas Humanas (patologias, aquisição e aprendizagem); Contato linguístico e formação de professores de línguas maternas e/ou segundas línguas; Políticas linguísticas; Educação Especial.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8567660475205292

Profª. Drª. Carmem Véra Nunes Spotti

Categoria: Permanente

Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP (2017). Pesquisa e ensino de língua portuguesa e indígena; Literatura em Roraima e Literatura Indígena; Narrativas Orais Indígenas; Formação de Professores; Currículo; Filologia; Toponímia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2895657186425741

Profª. Drª. Leila Maria Camargo

Categoria: Permanente

Pós – doutorado em aprofundamento de estudos em currículo, território e territorialidades nas múltiplas Amazônia eixo Formação de Professores na UFPA pelo PROCAD-AMAZÔNIA (2019-2020). Doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ PUC-SP (PUC/SP-2016). Currículo, conhecimento e cultura. Identidade, interculturalidade, Sociologia e Antropologia da Educação. Análise do discurso. Políticas Públicas. Alfabetização de Jovens e Adultos. Juventude e Ensino Médio. Conflitos ecológicos distributivos. Ecologia política. Formação de Professores.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1164247528627171

Profª. Drª. Maristela Bortolon de Matos

Categoria: Colaboradora

Doutorado em Educação pela UNISINOS. Tem experiência de pesquisa nos seguintes temas: Educação Física e Educação Indígena. Metodologia. Gestão. Planejamento. Metodologia Científica. Prática Docente. Formação Docente.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2400291901351784

Profª. Drª. Roseli Bernardo dos Santos

Categoria: Permanente

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Rio do Vale dos Sinos -Unisinos. Atua com a temática indígena e processos educacionais escolares, estudos dos povos indígenas citadinos e das aldeias no extremo norte amazônico. Saberes Indígenas. Interculturalidade. Formação de professores indígenas. Produção de material didático bilíngue.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4481929272240602

Prof. Dr. Sérgio Luiz Lopes

Categoria: Permanente

Pós-doutor pela na Universidade Federal de Sergipe (UFS-2017 até março de 2018). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), na base Formação de Educadores: Saberes e Competências, coordenada pelo prof. Dr. Bernard Charlot (PARIS VIII-UFS). Formação de Professores, práticas pedagógicas e epistemologias do professor do campo/no campo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1950611302869986