
LINHA 1: FORMAÇÃO, TRABALHO DOCENTE E CURRÍCULO

Prof. Dr. Ednaldo Coelho Pereira
Categoria: Permanente

Pós – Doutorado em Educação (linha de pesquisa: Educação e Tecnologia) no eixo Formação de Professores pelo PROCAD-AMAZÔNIA na Universidade Federal do Pará – UFPA, tem Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (linha de pesquisa: Educação e Tecnologia). Desenvolve pesquisa principalmente nos seguintes temas: Estrutura de Dados e Programação – Informática na Educação – Computação Cooperativa (Educação a Distância), Afetividade na Educação Mediada por Tecnologia, Interações com uso da Tecnologia.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0420178271106964
Prof. Dr. Elialdo Rodrigues de Oliveira
Categoria: Permanente

Pós-doutor em currículo no Programa de Educação: Currículo/PUC/SP (2019). Doutor em Educação no Programa de Educação: Currículo / PUC/SP (2016). Atua com experiência profissional na docência e na pesquisa na de educação nos seguintes temas: Currículo Escolar, Políticas Curriculares, Educação à Distância e Tecnologia, Metodologia de ensino e pesquisa, Educação Especial, Formação de professores, Políticas Públicas Educacionais. Atua com experiência profissional na docência e pesquisa nas áreas de Economia Criativa, Economia da Cultura, Economia Humanista.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6343260886849900
Profª. Drª. Enia Maria Ferst
Categoria: Permanente

Doutora em Educação em Ciências e Matemática do Programa da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC- Universidade Federal do Mato Grosso. Tem experiência na área docente nas disciplinas pedagógicas da Pedagogia. Desenvolve pesquisas na temática de ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, formação de professores e CTS.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9440327013420265
Prof. Dr. Héctor José García Mendoza
Categoria: Colaborador

Doutorado em Educação do programa Desenvolvimento Curricular, Organizativo e Profissionalização Docente: Perspectivas Didáticas na Universidade de Jaén (UJAEN), Espanha. Pesquisador em Didática da Matemática fundamentada na teoria da atividade na perspectiva de L. S. Vygotsky, A. N. Leontiev, P. Ya Galperin e N. Talízina e resolução de problemas de M. I. Majmutov.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1661826896260586
Prof. Dr. Lucas Portilho Nicoletti
Categoria: Permanente

Pós-doutorado e Doutorado pela Faculdade de Educação – UNICAMP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Educação Física Escolar; Esporte; Criança e Infância; Legislação e Políticas da Educação Básica; Paulo Freire; Direitos Humanos.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7250289482151314
Profª. Drª. Nilra Jane Filgueira Bezerra
Categoria: Permanente

Doutorado em Educação em Ciência e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso – (UFMT/REAMEC – 2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, atuando com pesquisa nos seguintes temas: Educação Matemática; Formação de professores de Matemática; Modelagem Matemática; Resolução de Problemas; Teorias de Formação por Etapas das Ações Mentais de Galperin e Aprendizagem Significativa de Ausubel.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1823801434662266
Profª. Drª. Raimunda Gomes da Silva
Categoria: Permanente

Doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Atua na área de História do Brasil, com foco em História das Mulheres e relações de gênero, deslocamento, migração, educação e relações de gênero. História Oral, identidades, relações cotidianas.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0154979627456692
Profª. Drª. Lana Cristina Barbosa de Melo
Categoria: Permanente

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM . Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Roraima -UERR-.Especialista em docência do ensino superior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ e em Docência para Educação Profissional e Tecnológica(Docente-EPT). Graduada em PEDAGOGIA com habilitação em EDUCAÇÃO ESPECIAL e ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR pela Universidade do Estado do Pará-UEPA .Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), nível Mestrado Acadêmico. Atua principalmente nos seguintes temas: ciência política em educação, educação inclusiva, educação especial, currículo, surdez e concepções educacionais.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3625832755510657
Prof. Dr. André Pereira Triani
Categoria: Permanente

Licenciado em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Roraima – UFRR. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Foi professor da educação básica no Colégio de Aplicação da UFRR. Atualmente é professor efetivo do Curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Roraima. Atua na área de Educação Física escolar, esporte, saúde e educação.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4728515285911547

LINHA 2: EDUCAÇÃO DO CAMPO, EDUCAÇÃO INDÍGENA E INTERCULTURALIDADE

Profª. Drª. Alessandra de Souza Santos
Categoria: Permanente

Doutora em Linguística pela Universidade de Brasilia (2012). Realiza atividades de ensino e pesquisa relacionadas as Línguas Humanas (patologias, aquisição e aprendizagem); Contato linguístico e formação de professores de línguas maternas e/ou segundas línguas; Políticas linguísticas; Educação Especial.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8567660475205292
Profª. Drª. Carmem Véra Nunes Spotti
Categoria: Permanente

Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP (2017). Pesquisa e ensino de língua portuguesa e indígena; Literatura em Roraima e Literatura Indígena; Narrativas Orais Indígenas; Formação de Professores; Currículo; Filologia; Toponímia.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2895657186425741
Profª. Drª. Leila Maria Camargo
Categoria: Permanente

Pós – doutorado em aprofundamento de estudos em currículo, território e territorialidades nas múltiplas Amazônia eixo Formação de Professores na UFPA pelo PROCAD-AMAZÔNIA (2019-2020). Doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ PUC-SP (PUC/SP-2016). Currículo, conhecimento e cultura. Identidade, interculturalidade, Sociologia e Antropologia da Educação. Análise do discurso. Políticas Públicas. Alfabetização de Jovens e Adultos. Juventude e Ensino Médio. Conflitos ecológicos distributivos. Ecologia política. Formação de Professores.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1164247528627171
Profª. Drª. Maristela Bortolon de Matos
Categoria: Colaboradora

Doutorado em Educação pela UNISINOS. Tem experiência de pesquisa nos seguintes temas: Educação Física e Educação Indígena. Metodologia. Gestão. Planejamento. Metodologia Científica. Prática Docente. Formação Docente.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2400291901351784
Profª. Drª. Roseli Bernardo Silva dos Santos
Categoria: Permanente

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Rio do Vale dos Sinos -Unisinos. Atua com a temática indígena e processos educacionais escolares, estudos dos povos indígenas citadinos e das aldeias no extremo norte amazônico. Saberes Indígenas. Interculturalidade. Formação de professores indígenas. Produção de material didático bilíngue.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4481929272240602
Prof. Dr. Sérgio Luiz Lopes
Categoria: Permanente

Pós-doutor pela na Universidade Federal de Sergipe (UFS-2017 até março de 2018). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), na base Formação de Educadores: Saberes e Competências, coordenada pelo prof. Dr. Bernard Charlot (PARIS VIII-UFS). Formação de Professores, práticas pedagógicas e epistemologias do professor do campo/no campo.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1950611302869986
Profª. Drª. Maria José Dos Santos
Categoria: Permanente

Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal de Roraima (2003), Especialização em História da Amazônia pela Universidade Federal de Roraima (2004), Mestrado em História pela Universidade Federal do Amazonas (2010), Doutorado em História Social pela Universidade Federal do Pará (2018). Concursada desde 2006 da Universidade Estadual de Roraima. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, mestrado em parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima (PPGE/UERR/IFRR). Integrante do Grupo de Pesquisa intitulado Política, Sociedade e Economia do Brasil no longo século XIX. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, e Historia Agrária da Amazônia atuando principalmente nos seguintes temas: terra, colonização, movimentos sociais do campo, fronteira, migração, ditadura, Educação do Campo, legislação agrária e Brasil Império
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7295071152947319
Prof. Dr. Osmiriz Lima Feitosa
Categoria: Permanente

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM, Mestre em Sociedade e Fronteiras pela Universidade Federal de Roraima – UFRR, Mestre em Educação pela Universidade de Alcalá – UAH/Madrid/Espanha, Especialista em Gestão Educacional, Planejamento, Pedagogia Escolar e Orientação Educacional, graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Roraima – UFRR, graduado em História pela Universidade Estadual de Roraima – UERR e Graduado em Geografia pela Claretiano. Possui experiência com formação de professores da educação básica, na elaboração de currículo e projeto pedagógicos. Desenvolveu a função no cargo de Gestão e Coordenação Pedagógica de unidade escolar. Atualmente é professor do curso de Pedagogia pela Universidade Estadual de Roraima – UERR, participante do grupo de pesquisa em Políticas Públicas Educacionais pela UFAM.
Prof. Dr. Jairzinho Rabelo
Categoria: Permanente

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa (2016 – 2020) pela Unesp/Araraquara, Mestre em Letras (2010 – 2012) pela UFRR, tendo como linha de pesquisa Língua e Cultura Regional. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras – Literatura pela UFRR – Universidade Federal de Roraima (1998). Especialização em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pelo IBEPEX (2005). Professor do Governo do Estado desde 31/01/1995 e desde 24/07/06 é professor da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em PRÁTICA DE ENSINO, LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUAS, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação indígena e orientação de projetos.
Lattes: Lattes: http://lattes.cnpq.br/3487090875309632