LINHA 1: FORMAÇÃO, TRABALHO DOCENTE E CURRÍCULO
Prof. Dr. Ednaldo Coelho Pereira
Categoria: Permanente
Pós – Doutorado em Educação (linha de pesquisa: Educação e Tecnologia) no eixo Formação de Professores pelo PROCAD-AMAZÔNIA na Universidade Federal do Pará – UFPA, tem Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (linha de pesquisa: Educação e Tecnologia). Desenvolve pesquisa principalmente nos seguintes temas: Estrutura de Dados e Programação – Informática na Educação – Computação Cooperativa (Educação a Distância), Afetividade na Educação Mediada por Tecnologia, Interações com uso da Tecnologia.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0420178271106964
Prof. Dr. Elialdo Rodrigues de Oliveira
Categoria: Permanente
Pós-doutor em currículo no Programa de Educação: Currículo/PUC/SP (2019). Doutor em Educação no Programa de Educação: Currículo / PUC/SP (2016). Atua com experiência profissional na docência e na pesquisa na de educação nos seguintes temas: Currículo Escolar, Políticas Curriculares, Educação à Distância e Tecnologia, Metodologia de ensino e pesquisa, Educação Especial, Formação de professores, Políticas Públicas Educacionais. Atua com experiência profissional na docência e pesquisa nas áreas de Economia Criativa, Economia da Cultura, Economia Humanista.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6343260886849900
Profª. Drª. Ênia Maria Ferst
Categoria: Permanente
Doutora em Educação em Ciências e Matemática do Programa da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC- Universidade Federal do Mato Grosso. Tem experiência na área docente nas disciplinas pedagógicas da Pedagogia. Desenvolve pesquisas na temática de ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, formação de professores e CTS.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9440327013420265
Prof. Dr. Héctor José García Mendoza
Categoria: Colaborador
Doutorado em Educação do programa Desenvolvimento Curricular, Organizativo e Profissionalização Docente: Perspectivas Didáticas na Universidade de Jaén (UJAEN), Espanha. Pesquisador em Didática da Matemática fundamentada na teoria da atividade na perspectiva de L. S. Vygotsky, A. N. Leontiev, P. Ya Galperin e N. Talízina e resolução de problemas de M. I. Majmutov.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1661826896260586
Prof. Dr. Lucas Portilho Nicoletti
Categoria: Permanente
Pós-doutorado e Doutorado pela Faculdade de Educação – UNICAMP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Educação Física Escolar; Esporte; Criança e Infância; Legislação e Políticas da Educação Básica; Paulo Freire; Direitos Humanos.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7250289482151314
Profª. Drª. Nilra Jane Filgueira Bezerra
Categoria: Permanente
Doutorado em Educação em Ciência e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso – (UFMT/REAMEC – 2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, atuando com pesquisa nos seguintes temas: Educação Matemática; Formação de professores de Matemática; Modelagem Matemática; Resolução de Problemas; Teorias de Formação por Etapas das Ações Mentais de Galperin e Aprendizagem Significativa de Ausubel.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1823801434662266
Profª. Drª. Raimunda Gomes da Silva
Categoria: Permanente
Doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Atua na área de História do Brasil, com foco em História das Mulheres e relações de gênero, deslocamento, migração, educação e relações de gênero. História Oral, identidades, relações cotidianas.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0154979627456692
LINHA 2: EDUCAÇÃO DO CAMPO, EDUCAÇÃO INDÍGENA E INTERCULTURALIDADE
Profª. Drª. Alessandra de Souza Santos
Categoria: Permanente
Doutora em Linguística pela Universidade de Brasilia (2012). Realiza atividades de ensino e pesquisa relacionadas as Línguas Humanas (patologias, aquisição e aprendizagem); Contato linguístico e formação de professores de línguas maternas e/ou segundas línguas; Políticas linguísticas; Educação Especial.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8567660475205292
Profª. Drª. Carmem Véra Nunes Spotti
Categoria: Permanente
Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP (2017). Pesquisa e ensino de língua portuguesa e indígena; Literatura em Roraima e Literatura Indígena; Narrativas Orais Indígenas; Formação de Professores; Currículo; Filologia; Toponímia.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2895657186425741
Profª. Drª. Leila Maria Camargo
Categoria: Permanente
Pós – doutorado em aprofundamento de estudos em currículo, território e territorialidades nas múltiplas Amazônia eixo Formação de Professores na UFPA pelo PROCAD-AMAZÔNIA (2019-2020). Doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ PUC-SP (PUC/SP-2016). Currículo, conhecimento e cultura. Identidade, interculturalidade, Sociologia e Antropologia da Educação. Análise do discurso. Políticas Públicas. Alfabetização de Jovens e Adultos. Juventude e Ensino Médio. Conflitos ecológicos distributivos. Ecologia política. Formação de Professores.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1164247528627171
Profª. Drª. Maristela Bortolon de Matos
Categoria: Colaboradora
Doutorado em Educação pela UNISINOS. Tem experiência de pesquisa nos seguintes temas: Educação Física e Educação Indígena. Metodologia. Gestão. Planejamento. Metodologia Científica. Prática Docente. Formação Docente.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2400291901351784
Profª. Drª. Roseli Bernardo dos Santos
Categoria: Permanente
Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Rio do Vale dos Sinos -Unisinos. Atua com a temática indígena e processos educacionais escolares, estudos dos povos indígenas citadinos e das aldeias no extremo norte amazônico. Saberes Indígenas. Interculturalidade. Formação de professores indígenas. Produção de material didático bilíngue.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4481929272240602
Prof. Dr. Sérgio Luiz Lopes
Categoria: Permanente
Pós-doutor pela na Universidade Federal de Sergipe (UFS-2017 até março de 2018). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), na base Formação de Educadores: Saberes e Competências, coordenada pelo prof. Dr. Bernard Charlot (PARIS VIII-UFS). Formação de Professores, práticas pedagógicas e epistemologias do professor do campo/no campo.