O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Roraima (UERR) em associação ampla com o Instituto Federal de Roraima (IFRR) foi criado em 11/12/2013 e iniciou, efetivamente, suas atividades em janeiro de 2014, quando abriu o primeiro processo seletivo. O Mestrado acadêmico em Educação originou-se ante a necessidade de formar pesquisadores e professores não só da Educação básica, mas, também, do Ensino Superior no estado.
O Mestrado em Educação, com área de concentração em Educação e Interculturalidade, visa contribuir para o enfrentamento do desafio do desenvolvimento sustentável do Estado, atendendo a uma demanda múltipla por pós-graduação e formando profissionais com experiência, capazes de convergir conhecimentos de áreas distintas para atacar problemas comuns e relevantes na região.
A proposta se apresenta como uma possibilidade de formar pesquisadores e formadores de professores da área, por meio das pesquisas e atuação na formação inicial e continuada e na educação não formal, os quais poderão diagnosticar a realidade da Região, contribuindo para a construção de conhecimentos na área e preparando profissionais qualificados para nela melhor intervir com vistas ao desenvolvimento regional e justiça social.
LINHAS DE PESQUISA:
O Programa tem como área de concentração “Educação e Interculturalidade”, e é articulado por duas linhas de pesquisa:
1) Formação, Trabalho Docente e Currículo
Estuda os processos da formação docente em sua interface com as múltiplas expressões no currículo escolar. Pesquisa a formação docente e o currículo, seus processos pedagógicos e sociais especialmente considerando diferentes contextos e populações da floresta, assentados, ribeirinhos e migrantes. Ocupa-se da educação escolar nas múltiplas e complexas relações que se estabelecem entre a formação docente e o currículo. Propõem-se estudar e compreender os processos, as políticas, os projetos, o trabalho docente e o currículo a partir e no contexto da realidade regional em sua interface com o conhecimento universal.
2) Educação do Campo, Educação Indígena e Interculturalidade
Estuda os processos próprios da Educação do campo e indígena na interseção com as questões da interculturalidade. Pesquisa as diferentes culturas educativas e seus processos históricos. Investiga a educação do campo e a educação escolar indígena em seus aspectos históricos, linguísticos e culturais, especialmente preocupada com os povos excluídos da hegemonia dominante, seus imaginários, sua ética e sua estética. Analisa as formas de expressão cultural em diferentes contextos históricos, suas expressões no currículo escolar do campo e indígena na constituição histórica das instituições educativas da Amazônia Setentrional.
Apesar de possuírem características e conteúdos específicos, as linhas dialogam entre si e constituem uma unidade que propicia uma formação ao pesquisador em Educação, favorecendo uma compreensão ampla do que sejam os sujeitos, os fenômenos e os processos educativos na interface entre o escolar e o não escolar, valorizando os saberes e processos próprios de ensinar e de aprender articulados com os conhecimentos universais, sem perder de vista a concepção de sujeito histórico.
OBJETIVOS (GERAIS E ESPECÍFICOS)
Pesquisar e compreender os processos, as políticas, os projetos da formação docente em sua interface com as múltiplas expressões no currículo escolar;
Estudar o trabalho, a formação docente e o currículo na dimensão intercultural dos seus processos pedagógicos e sociais especialmente considerando diferentes contextos e populações da floresta, assentados, ribeirinhos e migrantes;
Pesquisar os processos próprios da educação do campo e indígena na interseção com as questões da interculturalidade a partir da realidade que as constituem: as culturas educativas, os processos históricos, linguísticos, políticos, seus imaginários, sua ética e sua estética;
Analisar as formas de expressão cultural em diferentes contextos históricos, suas configurações no currículo escolar do campo e indígena na constituição histórica das instituições educativas da Amazônia Setentrional.
ORGANIZAÇÃO DO PROGRAMA
Área de concentração:
– Educação e Interculturalidade
Mestrado em Educação:
Prazo mínimo para conclusão do Curso: 12 meses
Prazo máximo para a conclusão do Curso: 24 meses
Perfil do egresso: O mestre, egresso deste mestrado em Educação, é um pesquisador-educador, um profissional que, por meio do conhecimento em educação, desenvolve e implementa ações de transformação do contexto no qual se insere e responde aos desafios da realidade da Educação, no horizonte da formação docente em contextos de interculturalidade.