Livro “Sequências Didáticas para o Ensino de Ciências”

Sinopse

O Livro Sequências Didáticas para o Ensino de Ciências é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), da Universidade Estadual de Roraima (UERR). O objetivo do Livro é divulgar para professores da Educação Básica, futuros professores, professores do Ensino Superior e Formadores de professores os produtos educativos desenvolvidos por discentes e docentes do PPGEC.

Neste primeiro volume, apresentamos 09 sequências didáticas, com diferentes temáticas e atividades produzidas a partir de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências em uma das duas linhas de pesquisa, a saber: Métodos pedagógicos e tecnologias digitais no Ensino de Ciências e; Espaços não formais e divulgação científica no Ensino de Ciências.

Cada sequência didática apresenta uma proposta de ensino com conteúdos organizados de forma clara, dinâmica e exequível, especificando os objetivos, a faixa etária, o público-alvo, o passo a passo, os materiais e as estratégias utilizadas pelos professores que as desenvolveram e testaram. As sequências trazem ainda sugestões de leituras, músicas, vídeos, filmes, acesso a ambientes virtuais, dentre outros.

As atividades propostas encontram-se, em sua maioria, alinhadas a diferentes teorias da aprendizagem e estruturas metodológicas. Nesse volume o leitor vai encontrar sequências construídas com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, no Quarto Excluído de Vygotsky, nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti e na Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR) de Gérard Fourez.

Todas as atividades foram desenvolvidas e analisadas pelo(a) mestrando(a) e seu (sua) orientandor(a) durante a execução da pesquisa de mestrado e compõem o Produto Educacional, o qual é exigência para obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências. No dia da defesa, a banca avalia, além da Dissertação, o Produto Educacional gerado e este passa a ser disponibilizado à comunidade por meio de diferentes mídias (impressa, digital). Parte do material necessário à execução da sequência em sala de aula, bem como outros produtos educacionais, estão disponíveis em propei.uerr.edu.br/ppgec.

A versão impressa desse volume foi financiada com recursos captados por meio do Edital CNPq/MCTIC-SEPED nº 12/2018 referente à execução da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no estado de Roraima, e também estará disponível no site do PPGEC, possibilitando a leitura em dispositivo eletrônico e download gratuito.

Por fim, este livro caracteriza-se como um rico instrumento para a leitura de profissionais da área de ensino ou pessoas que tenham alguma relação com o trabalho docente, com foco no aumento da qualidade do ensino e da aprendizagem, de modo a alinhar as pesquisas à prática docente, contribuindo para a melhoria do ensino fundamental e médio de Roraima e de outros estados da federação.

Livro “Sequências Didáticas para o Ensino de Ciências”
Baixe aqui em PDF!

Um comentário

1. […] O Livro Sequências Didáticas para o Ensino de Ciências é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), da Universidade Estadual de Roraima (UERR). O objetivo do Livro é divulgar para professores da Educação Básica, futuros professores, professores do Ensino Superior e Formadores de professores os produtos educativos desenvolvidos por discentes e docentes do PPGEC. (saiba mais) […]