UERR Edições abre chamada pública para submissão de capítulos para publicação internacional de livro

A UERR Edições anuncia chamada para submissão de capítulos para publicação internacional do livro: “A questão indígena: aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais na Amazônia”.

O livro buscará reunir contribuições de lideranças e pesquisadores indígenas, pesquisadores, professores, gestores e/ou pessoas especializadas na região e nos temas do escopo: a questão indígena na Amazônia, e que queiram ter seus trabalhos divulgados em nível mundial pela UERR Edições.

O prazo limite para submissão é dia 01 de agosto de 2023. Os interessados deverão primeiramente se cadastrar no sistema de submissões da UERR Edições (https://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/user/register) e, a seguir, submeter seus textos usando o formulário eletrônico (https://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/about/submissions).

Os interessados, caso necessitem de esclarecimentos adicionais, podem enviar suas dúvidas para o e-mail: mpspdhc@uerr.edu.br, com o assunto: “Submissão para o livro ‘A questão indígena’”.

 

FONTE: UERR Edições (https://edicoes.uerr.edu.br/)

Professor do MPSPDHC fala sobre demarcação de áreas indígenas em entrevista

Edson Damas, professor do MPSPDHC – Foto: Arquivo FolhaBV

Em: 21/11/2022

As áreas indígenas em Roraima já estão, na maioria, consolidadas e não há áreas no estado que preencham requisitos constitucionais para novas demarcações. A análise é do procurador de Justiça
aposentado do Ministério Público de Roraima e professor do MPSPDHC, Edson Damas, durante entrevista ao programa Agenda da Semana deste domingo (20), na Rádio Folha FM 100.3. ASSISTA AQUI A ENTREVISTA.

Edson Damas atuou por mais de 20 anos como procurador de Justiça, em especial no atendimento dos povos indígenas. Atualmente, faz parte da Comissão de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas da Seccional de Roraima da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Damas explica que o processo descrito na Constituição Federal de 1988, determina que para a demarcação da terra indígena, é necessário que haja uma relação tradicional com a região, reconhecida por meio de estudos técnicos. Roraima possui 32 terras demarcadas e tem a maior população indígenas do país.

Fonte: Jornal Folha de Boa Vista

UERR Edições lança livro sobre mediação e conciliação de litígios

Livro é fruto da dissertação de mestrado de Luiz Fernando Castanheira Mallet.

Em: 21/11/2022

Intitulada “Mediação e Conciliação em segundo grau de jurisdição – Perspectivas do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima”, a obra é fruto da dissertação de mestrado de Luiz Fernando Castanheira Mallet.

Dividido em três capítulos, o livro analisa o trabalho realizado no Centro de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de Roraima e propõe uma mudança de cultura para estimular a conciliação e mediação como estratégia para solução de litígios.

O material está disponível para download gratuito no site da UERR Edições, no endereço edicoes.uerr.edu.br.

Pesquisa de acadêmico e professora do MPSPDHC oferece informações atualizadas sobre povos indígenas de Roraima

Portal traz dados sobre 13 etnias brasileiras e três venezuelanas.

Em: 21/11/2022

A partir de agora pesquisadores e a população em geral têm uma nova fonte de informações unificadas sobre os povos indígenas que vivem em Roraima. A Universidade Estadual de Roraima (UERR) colocou no ar o portal “Povos Indígenas de/em Roraima”, idealizado pela professora Isabella Coutinho, do curso de Letras e do Mestrado em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania. O site foi ampliado por Josué Santos como parte do seu produto de pesquisa para o Mestrado em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania da instituição de ensino superior.

“Na minha pesquisa final de mestrado analisei os diferentes processos de aprendizagem que ocorrem dentro dos abrigos urbanos humanitários de Boa Vista, especificamente compreendendo as crianças da etnia Warao. Como desdobramento dessa pesquisa, ampliei e renovei as informações do website. O objetivo da plataforma é apresentar informações acadêmicas atualizadas sobre etnias indígenas que vivem em Roraima, tanto brasileiras quanto venezuelanas”, detalha Santos.

O endereço do site é povosindigenasrr.uerr.edu.br. Santos frisa que a página será atualizada constantemente. “Trata-se de um produto em construção e atualização. Conforme novos acontecimentos vão surgindo, o site deverá ser atualizado e novos elementos incorporados”, explica. Segundo o mestrando, o portal atende as áreas de Educação, Ciências Sociais, Antropologia, Direitos Humanos e Filosofia.

Santos pontua a importância social do site. “É um espaço que busca ampliar o debate da academia com a sociedade a respeito da migração de indígenas, proporcionando novos olhares em relação aos indígenas amazônidas”, destaca. O pesquisador conta que a resiliência da população refugiada e migrante em recomeçar a vida lhe chamou a atenção durante a coleta de dados. “Eles estão escrevendo novos capítulos da história tanto de seu povo quanto do estado de Roraima”, ressalta.

O portal contém informações sobre 13 etnias brasileiras e três venezuelanas. A ideia original do site surgiu em 2020 durante as aulas da disciplina Línguas Indígenas do curso de Letras com habilitação em Português/Literatura, ministrado pela professora Isabella. Na época, a plataforma tinha o nome “Línguas Indígenas de Roraima” e tinha como objetivo apresentar os aspectos linguísticos de algumas etnias de Roraima.

NA UERR – Inscrições abertas para a Jornada de Estudos e Pesquisas e Seminário Integrador sobre Interdisciplinaridade

Está aberto o período de submissão de trabalhos e participação para a primeira edição da Jornada de Estudos e Pesquisas sobre a Interdisciplinaridade e no I Seminário Integrador dos Cursos de Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Natureza e suas Tecnologias da Universidade Estadual de Roraima (UERR).

Os interessados podem enviar propostas de palestras, mesas redondas, comunicações, oficinas, painéis e minicursos até o dia 05 de junho por meio de formulário disponível neste link. Para os painéis, a organização do evento disponibiliza um modelo que pode ser acessado aqui.

“Queremos divulgar o trabalho acadêmico dos alunos e professores dos Cursos de Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania, bem como do público interessado em apresentar seus trabalhos no evento”, destaca Elemar Favreto, um dos coordenadores.

A I Jornada de Estudos e Pesquisas sobre a Interdisciplinaridade será realizada no dia 20 de junho, no auditório do Campus Reitoria, na rua Sete de Setembro, bairro Canarinho, e contará com palestra, comunicações e mesas redondas. O I Seminário Integrador dos Cursos de Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Natureza e suas Tecnologias ocorrerá entre os dias 21 e 25 de junho, com uma parte da programação realizada de forma remota e a outra presencial.

As inscrições para ouvintes das atividades remotas poderão ser feitas no período entre o dia 12 e 18 de junho, pela internet por meio de link que ainda será divulgado. Já as inscrições da programação presencial poderão ser realizadas no dia e local do evento.

OFERTA DE DISCIPLINAS – 2022.1

Cronograma 2022.1 – Oferta de Disciplinas

Cronograma 2022.1 (Oferta de Disciplinas – PDF; 181KB)

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

CÓDIGO

DISCIPLINAS

PROFESSORES

CARGA HORÁRIA/CRÉDITOS

DIA/HORÁRIO/SALA

Dia da Semana

(TURNO)

MPSPDHC01

METODOLOGIA DA PESQUISA

Rildo Dias da Silva

45/3

Quinta-Feira

(Noturno)

MPSPDHC02

ÉTICA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Edgard Vinícius Cacho Zanette

Emanoel Maciel da Silva Ramiro

60/4

Segunda-Feira

(Matutino)

 

DISCIPLINAS NÃO OBRIGATÓRIAS

CÓDIGO

DISCIPLINAS

PROFESSORES

CARGA HORÁRIA/CRÉDITOS

DIA/HORÁRIO/SALA

Dia da Semana

(TURNO)

MPSPDHC12

ESCRITA CIENTÍFICA

Josias Ferreira da Silva

45/3

Quarta-Feira

(Matutino)

MPSPDHC20

DIVERSIDADE SEXUAL E GÊNERO

Leila Chagas

45/3

Quinta-Feira

(Matutino)

 

SEMINÁRIOS

CÓDIGO

DISCIPLINAS

OBRIGATÓRIA

PROFESSORE

CARGA HORÁRIA/CRÉDITOS

DIA/HORÁRIO

Dia da Semana

(TURNO)

MPSPDHC17

SEMINÁRIO LIVRE DE PESQUISA II

(Deficiência e Sociedade)

Não

Vinícius Denardin Cardoso

30/2

Terça-feira

(noturno)

 

DADOS PARA LANÇAMENTO NO SISTEMA ACADÊMICO:

Demandas

Início

Fim

Período de Matrícula

07/03

12/03

Período do Semestre

21/03

11/07

Período de Trancamento de Matrícula

04/04

08/04

Fim de Inserção de Planos de Aulas

21/03

Fim de Inserção de Notas

20/07

 

Boa Vista-RR, 15 de dezembro de 2021.

Edgard Vinícius Cacho Zanette​

Coordenador do MPSPDHC

https://propei.uerr.edu.br/mpspdhc/?p=475

Cronograma 2021.2 – Oferta de Disciplinas

Cronograma 2021.2 (Oferta de Disciplinas – PDF: 252KB)

Programação I SEMINÁRIO DO MPSPDHC SOBRE DEFESA SOCIAL, SUSTENTABILIDADE E DIREITOS HUMANOS

EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish