Mestrado Profissional em Ensino de Ciências foi avaliado com nota 4 pela CAPES na Avaliação Quadrienal dos Programas de Pós-Graduação STRICTO SENSU

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nesta quarta-feira, 20/09, os resultados da avaliação dos Programas de Pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

São avaliados cinco quesitos: Proposta do Programa; Corpo docente; Corpo discente; Produção intelectual e Inserção Social, que incluem as atividades do Programa como publicações, qualidade das dissertações, qualificação do corpo docente, entre outros, no período de 2013-2016. Cada componente é classificado como Muito Bom (MB), Bom (B), Regular (R), Fraco (F) e Insuficiente (I), ou Não Aplicável, quando for o caso, segundo critérios quantitativos ou qualitativos. Critérios qualitativos estratificam esses conceitos de ótimo até muito ruim, de intenso a fraco.

O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências foi avaliado com nota 4, o que possibilita ao colegiado encaminhar proposta de Doutorado à CAPES. O Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) foi o primeiro Mestrado da UERR recomendado pela CAPES e iniciou suas atividades em 2012. Até o momento, foram defendidas 58 dissertações e seus respectivos produtos educacionais, e a maioria dos 58 mestres em Ensino de Ciências são professores que atuam na Educação Básica e alguns no Ensino Superior que contribuem com o fortalecimento do Ensino de Ciências em Roraima. Alguns egressos já estão em processo de doutoramento. Atualmente o PPGEC tem 46 mestrandos desenvolvendo seus projetos de pesquisa de acordo com as duas linhas de pesquisa do PPGEC, e todos os projetos devem desenvolver um produto educacional voltado para o Ensino de Ciências. O corpo docente é formado por professores e pesquisadores dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Matemática, Pedagogia e Química, que também atuam na graduação, item este importante na avaliação da CAPES. Constituem o colegiado do PPGEC professores da UERR, MIRR, UFRR e SEED, além de professores colaboradores da UFSC, UFAC e o professor Dr. Marco Antônio Moreira.

A Avaliação Quadrienal é parte do processo de Permanência, e é realizada em 49 áreas de avaliação, número vigente em 2017. Os resultados da avaliação periódica de Programas de Pós-graduação são expressos em notas, numa escala de 1 a 7, que são atribuídas aos mestrados e doutorados após análise dos indicadores referentes ao período avaliado. Esta análise é conduzida nas comissões de área de avaliação e, posteriormente, no CTC-ES, que homologa os resultados finais. São estes resultados que fundamentam a deliberação do Conselho Nacional de Educação – CNE/MEC sobre quais cursos obterão a renovação de reconhecimento para a continuidade de funcionamento no período subsequente.