Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências participará XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (XI ENPEC)

A Universidade Estadual de Roraima irá apresentar 10 trabalhos no XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (XI ENPEC), e o Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências estará contribuindo com nove trabalhos de pesquisa desenvolvidos em Roraima por mestrandos, mestres e professores do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências.

O Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) é um evento bienal promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Sua décima primeira edição será realizada de 03 a 06 de julho de 2017, em Florianópolis.

O XI ENPEC tem como objetivo reunir e favorecer a interação entre os pesquisadores das áreas de Ensino de Física, de Biologia, de Química, de Geociências, de Ambiente, de Saúde e áreas afins, com a finalidade de discutir trabalhos de pesquisa recentes e tratar de temas de interesse da ABRAPEC.

Dentre as atividades programadas para o evento destacam-se: mesas-redondas; sessões de apresentação de trabalhos completos no formato de pôsteres; debates e encontros. Informações adicionais a respeito do evento serão divulgadas em circular específica.

público do XI ENPEC é formado por interessados na pesquisa em Educação em Ciências da Natureza, da Saúde e do Ambiente, incluindo professores-pesquisadores da Educação Básica e Superior, estudantes de pós-graduação, estudantes de licenciatura, formadores de professores e pesquisadores.

O Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) é um evento bienal promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e sua décima primeira edição, comemorativa aos 20 anos desta associação, será realizada de 3 a 6 de julho de 2017 na Universidade Federal de Santa Catarina.

Abaixo os trabalhos aprovados pelo PPGEC.

Título Autores
A Formação de conceitos em Ciências no Ensino Fundamental por meio da visita ao Bosque dos Papagaios em Boa Vista/RR: Uma proposta fundamentada na Teoria da Ação Mental de Galperin SOUSA FILHO, F.; RIZZATTI, I. M.; FERREIRA FALCÃO, F DE A.; LAU, P. F. R.; MEDEIROS, I. J. S.; GHEDIN, E.
Educação Ambiental na Educação Infantil: O Parque Municipal Germano Augusto Sampaio enquanto Espaço não Formal de Educação para a promoção da Alfabetização Científica CARVALJHO, R. C. C.; RIZZATTI, I. M.; MORAIS, A.C.O.;  MOREIRA, S.R.S.; VIEIRA, E.; SANTOS, J.
Análise de conversas de aprendizagem estimuladas por meio do jogo experimental “Na trilha da ciência”. SOUZA, J.S.; RIZZATTI, I. M.
O renascimento da Feira Estadual de Ciências em Roraima e sua contribuição para iniciação à Educação Científica SOUSA, M.S.M.; RIZZATI, I.M.
Perspectiva dos professores do Ensino Médio de escolas públicas de Boa Vista sobre Educação Ambiental em suas disciplinas SANTOS, G. O.; BEKMAN, L.S.; RIZZATTI, I.M.; SOUZA, J.M.; LIMA, R.C.P.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA VISÃO DE DOCENTES INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS DO INSTITUTO SUPERIOR DE FORMAÇÃO INDÍGENA – INSIKIRAN/UFRR LOPES, H.C.; RIZZATTI, I.; DOS SANTOS VIANA; CARVALJHO, R. C. C.; ANDRADE MARTINHO; JACAÚNA, R.D.P.
Percepção ambiental de professores do Ensino Fundamental de escolas da Rede Pública Estadual e da Rede Privada em Boa Vista/ Roraima MOREIRA, S.R.S.; VIEIRA, E.; CARVALJHO, R. C. C.; RIZZATTI, I. M.; FERST, E.; CARVALHO, H.N.; DELGADO, O.T.
Abordagem da leitura no ensino de ciências: um estudo a partir das pesquisas produzidas nos Encontros Nacionais de Pesquisas em educação em Ciências (ENPECs) 2005 a 2015 DE ARAUJO , M.S., BEKMAN, L.S., BARROSO, R.R., SILVA, J.F.
Análise da Oralidade no Ensino de Ciências: do saber cotidiano ao saber científico por meio da estratégia de experimentação investigativa MAGALHÃES, CASTRO