Livro “Iluminando os caminhos da vida na Terra”

O livro “Iluminando os caminhos da vida na Terra”é produto da exposição “Iluminando os caminhos da vida na Terra”que apresentou a luz e sua relação com o incremento da biodiversidade ao longo da história da vida na Terra, objeto de grande interesse da ciência.
A exposição foi organizada em 5 estações e tratou de temas como a natureza da luz, os primeiros organismos vivos, a expansão da vida para o ambiente terrestre, a última grande extinção em massa e a biodiversidade atual. Todas as estações trazem elementos interativos que permitem ao visitante conhecer o papel da luz nesses importantes processos que conduziram à biodiversidade atual. Não obstante, a exposição visava alertar o visitante da necessidade de conservar e respeitar todas as formas vivas, tendo em vista o longo caminho trilhado para chegarmos à natureza como ela é hoje. Os temas foram apresentados de maneira dinâmica em infográficos, vídeos, experimentos, jogos, entre outras atividades, que trouxeram os mais diversos conceitos das ciências.

E, para que o professor possa levar para a sala de aula um pouco da exposição, organizamos esse livro, que apresenta todos os painéis da exposição associados a pequenos textos explicativos. Pretende-se, com isso, dar mais uma ferramenta para o professor utilizar em sua prática docente. O projeto foi realizado por docentes pesquisadores da Universidade Estadual de Roraima (UERR) em colaboração com docentes pesquisadores da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e pesquisadores do Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação de Roraima (IACTI). Foi financiado pelo Instituto TIM, por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq n.445881/2015-1) do Ministério de Ciência, Tecnologias, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Livro “Iluminando os caminhos da vida na Terra”
Baixe aqui em PDF!