DOCENTES E DISCENTES DO PPGA PARTICIPAM DE AULA DE CAMPO EM PACARAIMA

Os discentes do mestrado em Agroecologia, acompanhados dos docentes: Leila Chagas, Márcia Falcão e Romildo Alves, realizaram no dia 15/06 uma aula de campo no município de Pacaraima. A aula de campo teve como objetivo: discutir as questões geopolíticas da Amazônia referente às relações fronteiriças através da discussão sobre os marcos fronteiriços, aspectos naturais do município, impactos sociais do processo migratório e a relação socioeconômica e ambiental com as comunidades indígenas. Durante a aula de campo, foi realizada a visita na comunidade indígena Kawé, no sítio Cachoeirinha para que os alunos puderam conhecer a produção de café orgânico indígena Imeru.

Durante a exposição sobre o processo de produção do café Imeru, os alunos tiveram a oportunidade de degustar o café, compreender ainda a diferença entre os diversos tipos de café, o que a comunidade produz e compreender como a comunidade agrega o etnoturismo em suas atividades econômicas. A aula de campo foi parte da Disciplina Amazônia, Geopolítica e Desenvolvimento ministrada  pelos docentes Bernard Pereira, Leila Chagas, Márcia Falcão e Thiago José Alves. Outro ponto importante foi a possibilidade de levar os alunos para as atividades extra muros fato que enriquece a sala de aula e divulga as atividades do programa de Pós Graduação em Agroecologia.